O professor Daniel Skrsypcsak, que atua há mais de 15 anos nos cursos de Pedagogia e Educação Física da UCEFF, além de atividades de formação continuada pela extensão, lançou o livro “Educação em Valores Morais: potencialidades de uma experiência em Formação Continuada de Professores”. A obra representa a sistematização dos principais resultados aferidos na pesquisa realizada por intermédio do doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS. Após quatro anos de estudos e pesquisa concluiu a tese cujos principais resultados estão apresentados no livro.
Na obra diversas questões são discutidas entre elas: Por que é importante nos ocuparmos da educação em valores morais? Sente-se a necessidade de potencializar essa discussão a partir do envolvimento dos agentes responsáveis pela educação, principalmente os que estão inseridos nas escolas de educação básica, sejam elas públicas ou privadas. Essa questão desdobra-se em várias outras: Por que ensinar valores? Qual é o papel atribuído à escola para a educação em valores morais dos alunos? Quais são os valores que a escola tem como meta desenvolver? Quem estabelece esses valores? Qual é a legitimidade para promover uns e não outros valores? Qual é o papel dos professores no ensino dos mesmos? Os professores estão preparados? Qual é o papel atribuído à família? Quais são as dificuldades e os desafios a serem enfrentados para que esse ensino aconteça?
O professor entende que “a partir de estratégias pedagógicas para uma educação em valores morais, acredita-se que a escola não pode silenciar para essa questão tão importante hodiernamente. Não foi pretensão criar um modelo de educação em valores que possa ser copiado, porém, a mesma pode suscitar o interesse pela implementação de projetos cuja temática é a Educação e o ensino dos valores morais, passando inclusive por processos de formação continuada”. A obra apresenta ainda contribuições e experiências de pesquisas realizadas acerca dessa temática a partir de autores que se dedicam a questões semelhantes. Esse referencial possibilitou conduzir uma formação colaborativa, realizada na escola onde o professor atua, com vistas a pensar uma proposta de projeto educativo que sirva para aquela realidade investigada e seja passível de ser instituída. Em 2021 o projeto valores foi iniciado na escola e a cada ano será aprimorado com vistas a se tornar uma discussão permanente com ações intencionais planejadas pelo grupo de professores.
Fica o convite para uma boa leitura, e que as discussões possam levar a uma compreensão crítica dos aspectos centrais e suscitar novas discussões. O professor se coloca à disposição para mais esclarecimentos sobre o processo realizado além do interesse em adquirir a obra.