O professor e coordenador da Pós-graduação da FAI, Adilson José Fabris, participou do XXIII Congresso Brasileiro de Custos, que este ano foi em Porto de Galinhas no Recife/ PE. O evento contou com a participação de dezenas de autores, coautores, escritores e convidados especiais, com objetivo de discutir temas pertinentes a área e a relação das teorias com as práticas adotadas pelas organizações.
O artigo apresentado, possui coautoria de Luciano Albarello (IPOG) e Cristiane Botezini (UFRGS) e, abordou a análise da gestão de custos em empreendimentos habitacionais vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida em 180 unidades habitacionais. O estudo de caso discorreu sobre a gestão de custos em projetos de construção e suas implicações para o sucesso das empresas. Justificado pela importância em incorporar boas práticas para controladoria dos projetos e como apoio às decisões corporativas, as teorias estudadas identificaram-se práticas sugeridas pelo Project Management Institute (PMI®), aliadas ao Método de Melhorias Contínuas PDCA e, na sequência, analisadas quais destas foram adotadas para melhorias das práticas de gestão em projetos habitacionais.
Por ocasião do congresso, houve a troca de experiência com outros autores e coautores da área da contabilidade, além da participação de palestrantes e escritores com abordagem sobre a Controladoria no Setor público, a crise do Brasil, as estratégias de custos, a processo de gestão para superar as dificuldades tanto dos setores industriais, comerciais e prestadores de serviços. Ainda, o evento proporcionou discussões sobre pesquisas aplicados com base no e-Social e demais temáticas, explica o professor Fabris.
Conforme informado no evento, o próximo congresso será em Florianópolis/SC, já que a maioria dos autores são da região sul e sudeste do país, o que potencializará a apresentação de mais estudos destas regiões.