Apesar do frio, lideranças de diferentes segmentos da sociedade itapiranguense e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da FAI Faculdades, participaram da 4ª Conferência Municipal da Cidade de Itapiranga, etapa que antecede a 6ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 7, na Associação Recreativa e Cultural Imigrantes, reunindo mais de 180 pessoas. Nesta edição, a Conferência traz como temário A função social da cidade e da propriedade, com o lema Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.
A Conferência Municipal da Cidade de Itapiranga teve início com o cerimonial de abertura, seguindo com palestra ministrada pelo Dr. Cláudio Machado Maia, abordando o tema Brasil Urbano: cidade que temos. Em seguida, o Me. Alexandre Maurício Matiello tratou do assunto Plano Diretor e os instrumentos da política urbana. Ao término das palestras, os participantes foram divididos em grupos, objetivando a apresentação de propostas que atendam os interessem da coletividade em âmbito municipal, estadual e nacional, além de responderem um questionário com questões de abrangência local. As propostas dos grupos serão apresentadas na segunda noite do evento e foram inseridas no sistema informatizado criado pela equipe de informática da FAI Faculdades.
A programação da Conferência segue nesta quarta-feira, 8, com início às 19h, na Associação Recreativa e Cultural Imigrantes. As atividades iniciam com a apresentação sucinta das propostas elaboradas pelos grupos na primeira noite. Após, o público estará acompanhando a palestra do Dr. Maycon Hammes, abordando o tema A cidade que queremos. Na sequência, a tabeliã Taís Mirela Sauer falará sobre o temário A função social da cidade e da propriedade. Depois das palestras, o público presente será novamente separado em grupos para elaboração das propostas com base nos temas apresentados pelos palestrantes e preencherem o questionário com perguntas relacionadas a realidade do município. Para finalizar, serão apresentadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual e Nacional das Cidades.
A compilação das sugestões elencadas pelos munícipes e acadêmicos, bem com a elaboração dos relatórios acontecerá durante a próxima semana, para que depois sejam enviados à comissão da 6ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades.
Fonte: Prefeitura Itapiranga