No dia de São João, 24 de junho, as acadêmicas do terceiro período socializaram as experiências vivenciadas na disciplina Projeto Integrador II: primeiríssima infância, mediada pela professora Maria Preis Welter. A disciplina teve como principal objetivo promover estudo e reflexão referente a pedagogia humanizada na primeiríssima infância e o ambiente como agente educador, instigando para a realização de observação e projeto de intervenção para a superação das dificuldades/necessidades diagnosticadas na educação infantil (creches).
A organização dos espaços e materiais atende as necessidades dos bebês? Favorece sua autonomia e interação? Estas foram as perguntas instigadoras para a realização do diagnóstico e posterior elaboração do projeto e intervenção. As abordagens Pikler, Florença, Waldorf e Montessoriana foram as bases de estudo para observação, elaboração dos projetos e a intervenção. Destaca-se os princípios: laço de amor (delicadeza dos gestos e palavras, conexão – olhar, comunicar e tocar); ambiente preparado (os cantos da sala – brinquedos diversos – da vida cotidiana); rotinas e rituais (cantigas, histórias); limites e regras (construção); observação ativa (postura do professor – acompanhamento e desenvolvimento).
A turma do sétimo período prestigiou o evento. A acadêmica Karine Stein destaca que os trabalhos apresentados proporcionaram aos participantes diversos conhecimentos relacionados aos temas abordados nos projetos desenvolvidos na Educação Infantil.