Durante o mês de novembro a turma do quarto semestre do curso de Pedagogia da FAI Faculdaes realizou banca referente à prática docente, desenvolvida no Estágio Supervisionado I- Gestão e Docência na Educação Infantil.
Foram cinco noites marcadas por reflexões sobre as atividades desenvolvidas nas escolas, bem como as aprendizagens estabelecidas no decorrer do semestre. As acadêmicas demostraram responsabilidade com a profissão de educador e compartilharam informações importantes durante a socialização do estágio, uma vez que consideraram sobre sua prática pedagógica, estabelecendo ligações com as leituras científicas realizadas para a construção do projeto de docência, e posteriormente o relatório de estágio.
Entende-se que o estágio enquanto componente curricular da formação de professores é compreendido como espaço e tempo de intensas aprendizagens sobre conhecimentos profissionais. Sendo assim, oferece condições para o desenvolvimento dos conhecimentos profissionais discutidos na academia, com espaço para a interligação entre teoria e prática, a fim de contribuir significativamente para a aprendizagem dos estudantes, dos professores em formação inicial e, também dos que se encontram em exercício.
As professoras da disciplina Maria Preis Welter, Elenice Ana Kirchner e Daiana Raquel Paschoali, parabenizam os acadêmicos por compartilhar experiências vivenciadas, enquanto professor estagiário. Além disso, agradecem e destacam a participação da família dos acadêmicos, bem como das escolas nas quais o estágio foi desenvolvido. A presença da família e da escola reforça a responsabilidade que temos diante dos processos educacionais e da formação de professores.