Na última semana, dia 27 de junho, a turma do primeiro período, na disciplina Educação e Pedagogia, mediada pela professora Maria Preis Welter, desenvolveu a pedagogia da roda através de conversa com café, com o tema “Tecendo saberes e reflexões acerca da formação e da atuação do pedagogo(a)”, com a presença de pedagogos(as) egressas do curso que atuam em contextos escolares e não escolares.
A disciplina Educação e Pedagogia serve de fundamento a toda matriz curricular do curso. De acordo com a professora, as aulas tiveram enfoque teórico-prático, através do projeto “Profissional da Pedagogia”, que envolve pesquisa, leituras e discussões/reflexões do material teórico da disciplina, seguidas de desafios, vivências/atividades diversas, apresentações orais e do uso de recursos tecnológicos.
Destaca-se as abordagens sobre saberes/fazeres e os desafios da profissão do PEDAGOGO(A), utilizando das mais diversas linguagens geradoras. Além dos conceitos de Educação e Pedagogia, da identidade política/profissional do pedagogo(a) na contemporaneidade e dos saberes docentes no desenvolvimento profissional e pessoal, também foram abordadas questões referentes a atuação profissional nos espaços escolares e não escolares.
O principal objetivo da roda de conversa foi de proporcionar aos acadêmicos(as) o conhecimento da Pedagogia como arte e ciência teórico/prática, as possibilidades de atuação do pedagogo na organização do trabalho educativo e os saberes necessários às práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.
A acadêmica Luma Pelentir da Silva destaca que foi uma noite aonde se conseguiu enxergar as imensas possibilidades que a pedagogia oferece. "Ser pedagoga(o) vai muito além de uma sala de aula, e foi isso que percebemos ao conversar com as egressas. Somos gratas por todo conhecimento repassado, isso nos faz evoluir tanto como pessoa quanto pedagoga, buscando sempre uma educação de qualidade e com amor".