O projeto Vivenciando a cidadania como processo de formação integral, teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos(as), através da visita a Chapecó Criança, o conhecimento de propostas pedagógicas que possibilitam o desenvolvimento da criticidade, bem como a reflexão e a vivencia de valores humanos.
A Chapecó Criança é uma cidade em escala menor que reproduz os principais espaços urbanos. Através do contato com os diferentes espaços sociais, as crianças conhecem o funcionamento e a função de cada ambiente. Esta vivência possibilita o conhecimento dos seus direitos e deveres para o convívio em sociedade. Esta é uma proposta didático-pedagógica que aborda temas relevantes na formação integral da criança enquanto cidadã.
O projeto envolveu acadêmicos do primeiro e do terceiro semestre, contemplando as disciplinas de Introdução a Pedagogia, ministrada pela professora Maria Preis Welter; Sociologia da Educação I, ministrada pelo professor Vianei Hammerschmitt; Educação e Arte na Infância I, ministrada pelo professor Eliezer Pandolfo da Silva e Gestão e Organização espaço-temporal na Educação Infantil e Ensino Fundamental, ministrada pela professora Alexandra Franchini Raffaelli. Também acompanharam a visitação a cidade, alguns acadêmicos do quinto semestre.
Esta experiência foi compartilhada entre as turmas, resultando em reflexões significativas quanto a proposta pedagógica desenvolvida pelo projeto.
Conforme salienta a acadêmica Alessandra Kessler a visita à Chapecó Criança foi muito válida, vimos o quanto este espaço é importante no processo de ensino aprendizagem para as crianças que frequentam o local, uma vez que se trata de um projeto diferenciado dos que já vivenciamos, dando ideias para um futuro projeto a ser desenvolvido em prol da educação local.