As 11 formandas de Pedagogia fizeram grande festa no Clube Imigrantes de Itapiranga na noite de sábado (18/01), abrindo a temporada de formaturas da UCEFF Itapiranga. A cerimônia de colação de grau foi presidida pela coordenadora do curso, professora Maria Preis Welter e acompanhada pelos professores Daniel Skrsypcsak (paraninfo); Deise Josene Stein (patrona); Elenice Ana Kirchner (professora homenageada); Daiana Raquel Paschoali (nome da turma); Vianei Hammerschmitt (amigo da turma); e Ivanea Clari Back Rohden (funcionária homenageada).
A licenciada Franciele Thomé discursou em nome das colegas, enquanto o juramento foi proferido pela Aline Spies Borscheid. Em seu discurso, a oradora falou da evolução da turma e o amadurecimento de cada uma das colegas. "Hoje, após quatro anos de convivência, podemos afirmar que evoluímos, crescemos juntas, passamos a compreender e aceitar as diferenças, dividimos alegrias e tristezas e porque não dize,r que nos tornamos uma família, por que família é assim mesmo. Tem gente que é artista, gente que fica na sua, gente que fala tudo, gente que chora fácil, que fica bravo fácil, mas que no fundo todos se completam. Hoje somos mais gente. Como diz o grande Paulo Freire em seu poema “A escola”, cada um de nós é gente. Gente que reconhece a limitação humana, mas que acima de tudo sabe que não existem limites para quem almeja a realização de seus ideais. Este é um momento ímpar em nossas vidas, pois aqui se concretiza a realização de um grande sonho. Um sonho marcado por muito esforço, estágios, noites sem dormir por causa do TCC, ausência da nossa parte àqueles a quem amamos e a parte onde filho chora e os pais nem veem... Enfim, uma grande batalha que declaramos vencida".
Para o paraninfo, professor Daniel Skrsypcsak, "ser pedagogo não é apenas ser professor. É mais do que isso. Falo, pois não sou pedagogo por formação, mas me considero por adoção. E nesses mais de 14 anos lecionando no curso de Pedagogia da UCEFF, aprendo cada vez mais uma das essências desse curso: a formação humana. Eu, como profissional da educação, sou eternamente grato as pedagogas e pedagogos que passaram e passam por minha vida. Sem eles seguramente não estaria aqui hoje. Em cada passagem uma marca significativa. Ser pedagogo não é apenas estar numa sala, com lousa, carteiras, crianças. Entendo que ser pedagogo é ter coragem de enfrentar as dificuldades guiados por princípios e valores morais, pois os mesmos estão além do intelecto humano e precisam ser desenvolvidos desde a primeira etapa da educação básica. Ser pedagogo é saber lidar com a diversidade na multiplicidade, entendendo como poucos, o verdadeiro conceito de inclusão. Ser pedagogo é ter uma responsabilidade de iniciar o futuro de todas as profissões. O pedagogo tem a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade, que hoje parece tão infértil, possa colher os frutos das sementes que vocês irão plantar", enfatizou o paraninfo.
Já a coordenadora do curso, professora Maria Preis Welter, agradeceu o empenho de cada uma para chegar até aqui. "Queridas mães, queridos pais e familiares, como mãe, sei do orgulho e da alegria que vocês estão sentindo, porque vossos filhos há quatro anos fizeram uma escolha, e vocês apoiaram, incentivaram e auxiliaram para a concretização deste sonho. Vossos filhos corresponderam com dedicação, comprometimento e responsabilidade e hoje compartilham a alegria da formatura. A vocês mães, pais e familiares, a nossa gratidão. Gratidão aos colegas professores, que conduziram a formação destes jovens com muita competência, possibilitando aprendizagem e formação humana. Agradeço também a todos os colegas funcionários da UCEFF que auxiliaram essas jovens na caminhada acadêmica. Queridos novos colegas de profissão, comemorar a vitória é algo muito importante. Nas vitórias nós nos transformamos, e é fácil entender o porquê. Imagine que cada uma delas é um degrau de uma escada. Cada conquista é um novo passo dado e você avança para outro degrau. E isso motiva, mostra que você é capaz. Sim, vocês são capazes. Parabéns por esta conquista, pois vocês podem ter tido o apoio de muitos, sua família, seus amigos, professores...., mas vocês venceram os desafios e alcançaram o objetivo, e é justamente por isto que vocês podem comemorar. Desejo que continuem tendo muitas conquistas e realizações", desejou a professora Maria.
Colagram grau: Aline Spies Borscheid; Ana Luisa Kolling Hemming; Deise Dill; Franciele Thomé; Indianara Brancalione; Jaqueline Kessler; Julia Eich; Luísa Körbes Heberle; Michele Gebert; Natanatieli da Silva; e, Vanessa Mueller Welchen.
Próximas Formaturas