Neste primeiro dia de aula (18/2) da UCEFF Itapiranga aconteceu o encontro inaugural do curso de Educação Física – Bacharelado, o primeiro curso autorizado pela autonomia de Centro Universitário. Para o coordenador Daniel Skrsypcsak, este é um momento histórico para a Instituição, pois os ingressantes serão a primeira turma desse curso.
Os acadêmicos calouros foram acolhidos pelos professores e pela Reitoria, e participaram de palestra inaugural do curso com o tema: Educação Física na promoção da saúde: desafios epistêmicos, sociais e pedagógicos, proferida pelo Dr. Sidinei Pithan da Silva.
O palestrante, ao longo de sua fala, problematizou diversas questões, dentre elas: O que precisamos levar em conta para pensar a intervenção do profissional de Educação Física no âmbito da saúde? O que significa pensar a relação entre atividades físicas/práticas corporais a partir do enfoque da promoção da saúde? Como compreendemos a saúde? O que significa saúde? O que ela abrange? Qual pode ser a nossa perspectiva para a intervenção em saúde a partir do paradigma da promoção da saúde?
O coordenador do curso, Daniel Skrsypcsak, avalia que a palestra trouxe profundas reflexões e provocações, e reflete os desafios que terá ao iniciar um curso voltado para a promoção da saúde buscando espaço como profissional em Educação Física. Destacou ainda que os calouros são recebidos com a ideia da evolução e que a UCEFF pretende contribuir com a evolução pessoal e profissional de cada calouro. "Queremos que encontrem dentro de si o universo do conhecimento. Aproveitem cada instante", destacou o professor.
Após a recepção com palestra os calouros iniciaram o primeiro componente curricular do semestre: Esporte Coletivo I – Futebol, a ser ministrado pelo professor José Gilvane Lauer.