O Método Montessoriano e suas possibilidades na prática escolar foi o tema da oficina mediada com as turmas do primeiro e terceiro semestres de Pedagogia
Na noite do dia 07 de junho, a pedagoga Ritieli Anese, egressa do curso de Pedagogia da UCEFF, socializou conhecimentos relacionados ao Método Montessoriano, tema o qual desenvolveu no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Este método tem como ponto de partida o conhecimento da criança e de seu desenvolvimento em diversos aspectos; enfoca o ser humano como ente físico, anímico e espiritual.
O objetivo deste momento, vivenciado junto aos acadêmicos(as) do primeiro e terceiro períodos, deu ênfase no desenvolvimento infantil, na etapa da Educação Infantil.
Ritieli destaca que o Método Montessoriano parte do princípio de que todas as crianças tem a capacidade de aprender através de um processo que precisa ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que necessita estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação do educando, respeitando fatores como o tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade das crianças.
Foi uma noite muito significativa e regada de conhecimentos, pois a mediadora da oficina apresentou toda sua pesquisa de TCC, enfatizando em especial a visita a campo, o que apresentou de forma visível toda sua experiência em uma escola Montessoriana.
A professora Elenice Ana Kirchner destaca que a atividade interdisciplinar foi de grande importância à formação do pedagogo para atuação na primeira infância, pois oportunizou o conhecimento de metodologias diferenciadas, o que levou à reflexão sobre a necessidade de estudos sobre o desenvolvimento infantil. Ainda salienta que o foco do estudo foi aprender para a vida.