A Live desta semana para secretarias municipais de educação conveniadas reuniu mais de 400 participantes. Estava em pauta a "Saúde Emocional do Professor: Desafios e Oportunidades". A temática foi abordada pelas professoras Regina Shudo, falando de Curitiba e Jane Haddad, direto de Belo Horizonte. Este evento foi organizado pelo curso de Pedagogia e o setor de Extensão Universitária.
Durante duas horas, as professoras provocaram os participantes com diversas reflexões sobre o momento de pandemia que estamos vivendo. A participação no chat foi bastante grande com questionamentos e interações a cada fala das palestrantes.
A pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli agradeceu a parceria neste evento dos municípios de Derrubadas, São João do Oeste, Pinheirinho do Vale, Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Palmitinho, Belmonte, Jaboticaba, Santa Helena, Riqueza e Boa Vista das Missões, através das secretarias municipais de Educação. "Desejos de muita saúde e paz no coração a todos vocês que nos acompanham. Mais uma vez obrigada pela confiança em nossa instituição, parcerias nos fortalecem e a nossa nos diferencia", agradeceu a professora.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Preis Welter, ressalta a pertinência das reflexões proporcionadas pelas palestrantes e pelos participantes da palestra. "É realmente importante a atenção com o cuidado da saúde do profissional da educação. O autoconhecimento permite o reconhecimento das emoções, a empatia permite e reconhecimento das emoções das outras pessoas e a compaixão permite ajudar a quem precisa. E diante da pandemia, com seus desafios, incertezas e turbulências, estamos todos em processo de aprendizagem e evolução. Assim, cabe criar uma rede colaborativa de cuidado".
Para a coordenadora das Atividades de Extensão, professora Nathalia Berger Werlang, as professoras Regina e Jane conseguiram abordar a temática de forma leve a interativa. "Neste momento em que vivemos, os cuidados com os professores são necessários, e certamente este foi um momento importante, organizado juntamente com as secretarias municipais de educação para os professores da região. Agradecemos a parceria das professoras palestrantes, das secretarias de educação e principalmente de todos os professores participantes pelo participação e envolvimento em mais este momento de formação".
A professora de Palmitinho, Natana Fussinger, disse que a temática abordada é extremamente necessária e urgente. "Precisamos nos avaliar, nos cuidar. Acolher o outro, o colega... também pelo olhar. O momento pede calma e resiliência".
Já a acadêmica de Pedagogia, Jenifer Speth, salienta que foi uma ótima palestra. "Nos provocou a refletir sobre nossa saúde emocional, também nos fez pensar em cuidar de nós para querer ajudar ao próximo, principalmente fazer uma pausa para refletir sobre nossos dias".
Raqueline Rigo Janke, professora no município de Derrubadas, avaliou o encontro dizendo que "após a formação com as professoras Regina Shudo e Janne Haddad, observamos que precisamos continuar sendo generosos conosco, sem culpabilizar algo ou alguém. Precisamos cuidar primeiramente das nossas emoções para que possamos retornar fortes. As emoções manifestam-se por meio da alegria, raiva, tristeza, medo, surpresa, desespero, aversão. Quando reconhecemos o que sentimos, abrimos caminhos para a melhor versão de nós mesmos. A pandemia fez com que nos despíssemos da velha educação e construíssemos uma nova educação. Parabéns palestrantes e UCEFF pelo evento".