Loading...

NOTÍCIAS

31 Mai 2016

Inventor do Projeto Mola palestra para acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

Na última semana esteve em Itapiranga participando da 4ª Jortec, promovida pelos cursos de Engenharia e Arquitetura da FAI Faculdades, o arquiteto Márcio Sequeira de Oliveira, inventor do Projeto Mola. O objetivo é visualizar conceitos de construção civil e aprender brincando. Por meio do Mola, o arquiteto inovou o ensino de estruturas para os campos de engenharia e arquitetura e urbanismo. O modelo simula cálculos e expõe conceitos para que o aprendizado se torne mais atrativo. As peças versáteis simulam efeitos como o vento e a gravidade em diversos tipos de construção. No lugar de gráficos em um quadro negro, molas em miniatura que se unem através de imãs. “Qualquer um pode, intuitivamente, ir testando opções e conexões e, dessa forma, visualizar os danos ou os acertos que a estrutura terá”, explicou.

O caminho para tornar o projeto realidade não foi fácil. Foram 10 anos de pesquisa para conseguir executar a ideia. Por fim, faltava ainda viabilizar a produção dos kits de molas. Oliveira tentou acessar o financiamento privado e público, mas o que deu certo foi o financiamento coletivo por meio da internet. Conhecido como crowdfunding, o método se adapta à realidade de quem concebeu a ideia. Pessoas físicas, empresas e universidades podem garantir recursos para que o projeto ganhe vida. Foi isso que aconteceu com o modelo proposto pelo arquiteto. O financiamento coletivo foi um sucesso: em três dias, ele conseguiu bater a meta de arrecadar R$50 mil. Ao todo, a captação de recursos ultrapassou os R$600 mil.

De acordo com o palestrante, o projeto já está em 45 países e agora está em fase de nova captação de recursos. Ao final do evento no Clube Imigrantes o professor Marcio sorteou dois kits, um para acadêmicos da Arquitetura e Urbanismo presentes na palestra e outro para acadêmicos de Engenharia Civil.

Arquitetura
Engenharia Civil


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento