Loading...

NOTÍCIAS

06 Mai 2016

Grupos de estudo e pesquisa do curso de Agronomia realizam implantação do ensaio nacional de Aveia em Itapiranga

Por Neuri Feldmann e Fabiana Mühl - professores do curso de Agronomia

O grupo de estudo e pesquisa em Fitotecnia e Fitopatologia (GEFITO) do curso de Agronomia, conduzidos pelos professores Me. Neuri Antônio Feldmann e Drª Fabiana Raquel Mühl iniciaram as atividades de campo com a implantação do ensaio nacional de aveia. Essa atividade ocorreu na última semana na propriedade do acadêmico Jones Schenider, localizada na Linha Santo Antônio e corresponde à avaliação do potencial forrageiro e cobertura de solo de cultivares de aveia preta e aveia branca oriundas de várias instituições de pesquisa do Sul do país. Os mesmos experimentos serão implantados no município de Belmonte/SC, na propriedade do acadêmico Marcos Zambiazi. Os experimentos fazem parte de uma rede de ensaios conduzidos sob a coordenação da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia.

Além disso, todos os genótipos de aveia que foram implantados no experimento e que foram coletados de produtores da região, serão avaliados através de testes laboratoriais, pelos acadêmicos de Agronomia que fazem parte do GEFITO, para analisarmos a qualidade sanitária das sementes que estão chegando na região de Itapiranga. É de extrema importância conhecermos e analisarmos os fungos que estão armazenados nas sementes, pois além de fornecer subsídios para indicar o melhor tratamento com fungicidas, pode fornecer informações importantes acerca dos problemas de baixa qualidade da semente, possibilitando a sua identificação e a tomada de decisões para corrigir suas causas.

Trabalhos como este para nossa região são extremamente importantes em função da grande utilização desta cultura no período de inverno, principalmente em propriedades com atividade leiteira, trazendo conhecimento técnico e possibilidade de recomendação de genótipos adaptados às condições edafoclimáticas de nossa região.

Todo esse trabalho é realizados pelos acadêmicos do curso de Agronomia da FAI, mostrando a importância da pesquisa, não somente a nível regional, mas também pela visibilidade e oportunidade de divulgar os trabalhos em congressos a nível nacional. Estas oportunidades motivam ainda mais os acadêmicos a realizar novos trabalhos, engrandecendo ainda mais o curso de Agronomia.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento