A convite das coordenadoras do Grupo de Pesquisa O bullying e a prática dos círculos restaurativos: uma abordagem a partir da comunicação não-violenta, professoras Cláudia Taís Siqueira Cagliari e Liana Maria Feix Suski, no dia 2 de setembro, Afonso Armando Konzen palestrou sobre a Justiça Restaurativa e compartilhou suas experiências profissionais com os integrantes do grupo.
Dr. Afonso, natural de São João do Oeste, é um dos idealizadores do Programa Justiça para o Século 21 que tem o objetivo de divulgar e aplicar as práticas da Justiça Restaurativa (JR) na resolução de conflitos em escolas, ONGs, comunidades e Sistema de Justiça da Infância e Juventude como estratégia de enfrentamento e prevenção à violência em Porto Alegre. É, também, autor dos livros Pertinência Socioeducativa: reflexões sobre a natureza jurídica das medidas (2005) e Justiça restaurativa e ato infracional: desvelando sentidos no itinerário da alteridade (2007).
Na oportunidade, compartilhou suas experiências profissionais como membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul, onde exerceu as funções de Promotor e de Procurador de Justiça.
Queremos expressar nosso profundo agradecimento ao Dr. Konzen, pela palestra ministrada na ocasião, a qual abrilhantou de forma espetacular, de acordo com a manifestação dos acadêmicos que participaram desta atividade.