O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Interativas (GEDAI), do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, participou entre os dias 16 a 18 de setembro do evento Hackathon #DesenvolveSC, em Florianópolis.
Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), o Hackathon nada mais é do que uma maratona de programação, onde os participantes precisam validar sua ideia e desenvolver a solução. Com 10 equipes e 23 mentores, o evento proporcionou momentos de construção da ideia, validação e desenvolvimento, intermediados por meio de palestras, orientações e acompanhamento dos mentores.
Defendendo a solução do desenvolvimento do aplicativo Mapa Sustentável projeto este que visa aproximar o governo do cidadão, principalmente no que tange a coleta e reciclagem de resíduos sólidos - que já vinha sendo construído nos encontros semanais, o grupo GEDAI pôde contar com excelentes mentores que deram dicas valiosas e instigaram através de desafios e metas a serem alcançadas. Na ocasião, o grupo pôde esclarecer suas dúvidas e alinhar o projeto com foco na solução do problema.
O professor Ricardo Werlang, coordenador do grupo de estudos, enfatiza que a participação do Hackathon #DesenvolveSC foi uma ótima experiência para os acadêmicos do grupo de estudos GEDAI. Os prazos apertados e a grande exigência por parte da equipe avaliadora nos forçou a realmente mergulhar no projeto e nos superarmos para desenvolver um protótipo funcional em apenas um final de semana. Para a etapa inicial, de validação, contamos com a colaboração de colegas, amigos e familiares e, por isso, somos extremamente gratos. Durante o evento, tivemos a disposição uma equipe excelente de mentores, que nos auxiliaram muito no desenvolvimento do aplicativo. Continuaremos o desenvolvimento do aplicativo nos encontros semanais do grupo de estudos e em breve estaremos o disponibilizando para os cidadãos e para os órgãos competentes.
Já o acadêmico Mateus Bonet conta que participar do Hackathon em Florianópolis foi uma experiência diferenciada, possibilitou interagir com várias pessoas, de diferentes áreas de atuação, compartilhando informações e conhecimento. Nos proporcionou a possibilidade de socializar as ideias desenvolvidas pelo nosso grupo de estudos, analisando a real aplicabilidade e objetivo do projeto. Valeu cada quilômetro da viagem e cada hora de sono ´perdido´, foi um momento de entrega e dedicação de todos da equipe, esforço esse que nos oportunizou vivenciar momentos especiais que agregaram muito para nossa formação.
Para o acadêmico Jonas Daniel Hermany o Hackathon foi sensacional. Apesar de exigir muito esforço e dedicação para o cumprimento das tarefas, o aprendizado é enorme. Você tem a possibilidade de trocar experiências com outras pessoas, aprender com o puxão de orelha dos mentores, conhecer novos projetos inovadores, enfim, não importa ganhar ou perder, a bagagem adquirida é enorme.
A coordenação do curso parabeniza o professor e acadêmicos pela participação e agradece a colaboração de todos.
Primeiro dia: http://via.ufsc.br/primeiro-dia-do-hackathon/
Segundo dia: http://via.ufsc.br/segundo-dia-do-hackathon-desenvolvesc/
Terceiro dia: http://via.ufsc.br/3695-2/