Iniciando o processo de internacionalização, a FAI Faculdades recebeu nesta quarta-feira (18/05) a primeira turma de acadêmicos de outro país. O grupo de Argentinos, da Universidade Gastón Dachary, campus de Oberá, formado por 16 acadêmicas do curso de Psicopedagogia e quatro professores foi recebido pela direção e ficará em Itapiranga até sexta-feira acompanhando a rotina da Instituição e fazendo visitas aos municípios de Tunápolis e São João do Oeste.
O Diretor Geral, Leandro Sorgato, falou da satisfação em receber o grupo, já que este é o primeiro no processo de cooperação e internacionalização. Leandro deu as boas-vindas e apresentou a FAI Faculdades. A Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, também fez breve explanação salientando a importância deste intercâmbio para a Instituição, especialmente para o curso de Pedagogia e a pós-graduação em Psicopedagogia, além da interação com as redes municipal e estadual dos municípios da região.
Já a professora Nathalia Werlang, articuladora da internacionalização, falou dos convênios já firmados com diversas universidades do exterior para receber acadêmicos, mas que este é o primeiro grupo a vir para Itapiranga.
O contato com a Universidade Gastón Dachary, surgiu através dos professores do curso de Pedagogia, Maria Preis Welter, Kurlan Frey e Vianei Hammerschmitt. Estes visitaram a Universidade em Posadas e depois receberam diretores de lá na FAI Faculdades. \"A partir daí surgiu a ideia de trazer o grupo de acadêmicos, que hoje está aqui em Itapiranga, e para setembro está marcada a ida de alunos da FAI para a Universidade na Argentina\", explica o professor Kurlan.