Loading...

NOTÍCIAS

16 Mai 2016

FAI Faculdades marcará presença na Conferência das Cidades

A FAI Faculdades, através do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com a Prefeitura de Itapiranga e o Conselho das Cidades promovem a 4° Conferência Municipal das Cidades, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho de 2016, em preparação a 6ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades. Conforme o coordenador do curso, André Luís Debarba, este é mais um passo para que a Instituição possa se aproximar ainda mais da população, com o objetivo de desenvolver projeto de extensão de longo prazo, explorando os potenciais locais e o planejamento urbano participativo, acima de tudo, coerente com as diretrizes que potencializam o desenvolvimento local, através do comércio, indústria, turismo, agricultura, e a rica bagagem cultural, que Itapiranga leva para a história.

Na últimas semana, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo esteve reunido em Chapecó com a secretária executiva do município de Itapiranga, Leoni Sulzbacher, a arquiteta da prefeitura Franciele Rohr, o engenheiro sanitarista e ambiental do município Maciel Welter, e os professores e pesquisadores Dr. Claudio Machado Maia e o Me. Alexandre Mauricio Matiello, para programar a Conferência Municipal das Cidades. O objetivo é reunir a comunidade acadêmica, a comunidade do município, bem como autoridades para debate sobre “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

Os palestrantes da primeira noite da Conferência (7/6) serão o Dr. Claudio Machado Maia, doutor em Desenvolvimento Rural, e também o Arquiteto Alexandre Mauricio Matiello, mestre em Sociologia Política.

A programação completa da Conferência Municipal será definida nos próximos dias.

_____________________________________________________________________________

APRESENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA

O Brasil, desde a metade do século passado, deixou de ser um País rural e passou a ser uma nação intensamente urbanizada. Cerca de 160 milhões de brasileiras (os) estão vivendo nas cidades. Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual e comprometendo a sustentabilidade no futuro.

Soluções para esses problemas serão discutidas na sexta edição da Conferência Nacional das Cidades, um dos espaços de diálogo entre o Governo e a Sociedade. Nesse sentido, o Conselho das Cidades, criado há mais de dez anos, faz parte deste empenho para avançar na agenda urbana, atuando segundo uma diretiva baseada na democracia e no pluralismo.

Para essa edição da Conferência Nacional das Cidades, foi escolhido o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo. O lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” proclama o caráter igualitário e equânime qualificando o significado do tema. Pois é fundamental suscitar a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade ainda pouco assimilado pela sociedade.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades será realizada em Brasília, no período de 5 a 9 de junho de 2017, espaço onde a sociedade organizada, representada por seus delegados, cumprirá mais uma etapa, a fim de que unidos possamos pavimentar a travessia da cidade que temos para a cidade que queremos.

O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, é o documento balizador da realização desse evento.

Essa Conferência elegerá as entidades para o sexto mandato do Conselho das Cidades.

Fonte: http://app.cidades.gov.br/6conferencia/

Arquitetura


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento