Loading...

NOTÍCIAS

08 Mar 2016

Experimentação agrícola: instigando a pesquisa acadêmica

No último sábado, dia 5 de março, as turmas do 3º semestre do curso de Agronomia realizaram aula prática na área experimental da FAI Faculdades, localizada em Linha Santa Fé Alta, Itapiranga, na disciplina de Estatística e Experimentação Agrícola, quando fizeram a implantação de dois experimentos com a cultura do milho.

De acordo com o professor da disciplina Neuri Antonio Feldmann, esta atividade tem como objetivo uma melhor compreensão do processo de iniciação científica na área agronômica por parte dos acadêmicos, além de compreender melhor a utilização dos métodos estatísticos, apresentados em sala de aula e aplicados na prática nesta oportunidade.

Os ensaios implantados são frutos do planejamento junto aos acadêmicos em sala de aula. Posteriormente, os alunos farão a condução dos experimentos através da realização dos tratamentos e manejo geral da cultura. Farão também as avaliações dos experimentos no campo, levantando os dados de pesquisa que serão tabulados e utilizados nas aulas teóricas para realização dos testes estatísticos.

O professor ressalta que esta atividade já foi realizada em outros anos, e os resultados tem se mostrado durante todo o curso, onde os acadêmicos procuram participar dos grupos de pesquisa a fim de buscar mais oportunidades de trabalhar com a pesquisa, permitindo a realização de publicações durante a graduação.

Para o coordenador do curso, professor Anderson Rhoden, este é um momento importante para os alunos do 3º semestre, pois esta atividade permite uma boa interação entre a teoria e a prática, bem como os detalhes e o rigor científico na hora de se instalar um experimento a campo. Experimentação agrícola é uma ciência, e os futuros Engenheiros Agrônomos precisam saber o que fazer e como fazer para conduzir corretamente trabalhos a campo. Rhoden finaliza parabenizando a iniciativa do professor Neuri bem como o empenho dos acadêmicos na instalação do trabalho a campo.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento