Loading...

NOTÍCIAS

17 Set 2019

Estudantes da EEB São Vicente desenvolvem aplicativo com auxílio do Grupo de Estudos GEDAI

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da UCEFF Itapiranga, por meio do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento de Aplicações Interativas – GEDAI, desenvolveu atividade de extensão junto à um grupo de estudantes da EEB São Vicente, por meio do auxílio e orientação na construção de um aplicativo.

 

No decorrer dos últimos meses, os estudantes Cristian Kuhn, Elian Schneider, Elaysa Werlang e Luiza Sausen, com o auxílio da professora Vera Schneider, trabalharam no desenvolvimento de um projeto que foi apresentado na Feira Regional do Conhecimento. Os estudantes fazem parte do programa Ensino Médio de Tempo Integral, e perceberam a demanda de compartilhar entre as escolas que adotaram esta modalidade as atividades e projetos desenvolvidos.

 

A partir desta demanda, os estudantes e professora buscaram o auxílio do curso de GTI, por meio de contato com a coordenadora Juliane, e tiveram o auxílio do grupo de estudos GEDAI para criação de um aplicativo em que possam ser compartilhadas as atividades desenvolvidas nas escolas com ensino médio de tempo integral.

 

O acadêmico do 6º semestre do curso de GTI e integrante do GEDAI, Enzo Gehlen, realizou uma oficina aos estudantes, demonstrando como utilizar o software Fábrica de Aplicativos para desenvolver o aplicativo com as funcionalidades propostas. A partir desta oficina, os alunos desenvolveram e publicaram o aplicativo na Play Store, denominado EMTI. O aplicativo já está disponível na Play Store e pode ser baixado para acesso às informações das escolas de Tempo Integral.

 

O aplicativo traz informações sobre as 31 escolas de Santa Catarina que possuem a modalidade, com dados das escolas e mapa de localização, bem como a descrição e fotos de práticas escolares desenvolvidas nesta modalidade do ensino médio. O aplicativo foi apresentado na 9ª Feira Regional do Conhecimento, recebendo diversos feedbacks positivos de avaliadores e público visitante da feira.

 

A professora Vera destaca que é professora há mais de 20 e participou de várias transformações na aprendizagem dos educandos, mas nos últimos anos a evolução tecnológica vem crescendo e transformando os espaços na sociedade de maneira extraordinária, sendo importante o aperfeiçoamento para aproveitar as novas tecnologias. A professora ressalta que a geração dos estudantes atuais tem na ponta dos dedos muitas possibilidades, agilidade de acesso às informação e também novos desafios, utilizando a tecnologia para algo que gostam.

 

Desta forma, a professora desafiou os estudantes para a construção do projeto, e eles pesquisaram, debateram, coletaram informações e se dedicaram, desenvolvendo um aplicativo que vem de encontro à realidade deles por vivenciarem o ensino médio de tempo integral. A professora Vera disse: “vi nos olhos dos meus alunos a alegria de realizar algo que nem imaginavam um dia fazer, sem falar da minha realização como professora de Geografia em aprender tudo isso com eles. É bom saber que a escola pública tem parceiros como a UCEFF com seus profissionais que estão sempre dispostos a ajudar. Não consigo com simples palavras agradecer todos que nos auxiliaram e nos proporcionam um crescimento na área de aplicativos”.

 

O estudante Cristian Kuhn destaca que “a experiência de criar um aplicativo foi incrível. Desde criança gostei da tecnologia e dos aplicativos, sempre queria saber como eram feitos os apps da atualidade e com esse projeto feito pelo grupo, tive uma base incrível de como eles são programados e criados mesmo sendo apenas um aplicativo de informações. A importância deste é grande, onde podemos ver atividades realizadas por alunos e professores de outras escolas do Estado, que possuem o programa do EMTI”.

 

A coordenador do curso de GTI, professora Juliane Coling, destaca que um dos pilares do curso de Gestão de TI é levar os conhecimentos desenvolvidos no decorrer da graduação para a comunidade, buscando solucionar demandas reais e aplicar a tecnologia na melhoria da vida das pessoas e das empresas. Neste sentido, a professora destaca que o curso de GTI está aberto para parcerias, seja por meio das atividades desenvolvidas nas disciplinas, nos grupos de estudo e nas atividades de extensão.

GTI


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento