O curso de Tecnologia em Alimentos da FAI Faculdades colabora com o grupo de diabéticos e hipertensos de Itapiranga. Periodicamente a secretaria de Saúde promove encontros educativos, onde os participantes esclarecem dúvidas e fazem acompanhamento de saúde.
De acordo com a coordenadora do curso de Alimentos da FAI, Raquel Piletti, a parceria é no intuito de auxiliar no desenvolvimento de formulações de alimentos para fins especiais, como os diabéticos. Além disso, essa parceria prevê ainda que futuramente sejam abordados outros assuntos como alimentos sem lactose e sem glúten.
Dentre as áreas de atuação do profissional Tecnólogo em Alimentos, \"o desenvolvimento de alimentos para intolerantes, diet e light é uma área que vem crescendo muito\", destaca a coordenadora Raquel Piletti.
No primeiro encontro, as acadêmicas Daiana Hammerschmitt e Mariane Holzmeier desenvolveram uma cuca recheada para diabéticos e os participantes puderam colaborar realizando a análise sensorial.
O paciente diabético encontra muita dificuldade de encontrar produtos que se enquadrem em suas necessidades, então proporcionar essas novas formulações alimentares a esse público é garantir qualidade de vida à eles destaca Débora Krolikowski, professora do Curso e que também é enfermeira e participará das atividades em parceria com a Secretaria de Saúde.