Loading...

NOTÍCIAS

26 Ago 2014

Curso de Pedagogia realiza viagem de estudos para a região das missões

Nos últimos dias um grupo de acadêmicos de Pedagogia da FAI Faculdades realizou viagem de estudos para a região das missões no Rio Grande do Sul. De acordo com o professor Vianei Hammerschmitt, a viagem de estudos teve como objetivo aproximar os acadêmicos da história da educação brasileira, principalmente pela forte influência jesuítica, no caso, do sul através das missões e dos aldeamentos dos Sete Povos das Missões. Visualizar tamanha riqueza e esplendor, mesmo após tantos anos de ação humana e o desgaste do tempo, sempre encanta e consegue dimensionar ao estudante o vigor de uma época.

Período esse, em que a rígida formação religiosa, baseado nos princípios militares, foram capazes de organizar missões florescentes abrigando em média cinco mil habitantes. O que chama atenção é a organização em torno da estrutura central que é a igreja central sempre referenciada através do padroeiro protetor da missão. Agricultura, artesanato, arte, uma mistura de ensino e catequese reuniram grandes talentos na região sul exportando instrumentos musicais produzidos nas oficinas guaranis.

Tudo isso, impressionando inclusive os mais desacreditados de Roma, foi um período tão florescente, que representou uma ameaça aos interesses das Coroas portuguesas e espanhola, que juntos se deram ao trabalho de exterminar militarmente as missões expulsando os jesuítas e reduzindo e dizimando a cultura guarani, que relutava pela defesa do seu lar através da célebre frase do líder Sepé Tiaraju, “essa terra tem dono”, índio herói e guerreiro de resistência a expulsão que morre lutando em nome do seu ideal, garantir o direito de viver numa terra habitada por séculos.

Foram visitados o Museu Militar de Panambi, a catedral de Santo Ângelo, e as reínas de São Miguel das Missões. Participaram da viagem, além do professor Vianei, a professora Adriana Maria da Silva Costa.

Pedagogia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento