Na noite do dia 06 de dezembro o curso de Pedagogia realizou o 10º SEMIC - Seminário de Iniciação Científica, 6º Seminário Institucional Interdisciplinar PIBID e 1º Seminário Institucional Interdisciplinar Residência Pedagógica – UCEFF. O evento teve como objetivo socializar conhecimentos científicos, visando o enriquecimento da formação acadêmica.
De acordo com o professor Vianei Luis Hammerschmitt, o Seminário de Iniciação Científica passa a ser um grande laboratório de desenvolvimento e de experimentação da pesquisa e de produção de conhecimento. O evento contou com a inscrição de inúmeras experiências educacionais nos seus múltiplos setores, o que também é um fator fundamental de enriquecimento do evento, pois as mesas e os espaços de apresentação reúnem pessoas com objetivos comuns, que é, socializar seus trabalhos e compartilhar experiências. Por isso, o diálogo e a conversação tem acontecido de uma forma muito madura. A dinamicidade e a pluralidade de ideias marcaram o evento. Tem-se sentido um vigor intelectual e também uma proposta de trabalho que visa a valorização da autoria dos estudantes. A pesquisa dirigida, orientada e sua publicação cria um diálogo científico entre professores e acadêmicos, ou mesmo, estudantes do ensino fundamental e médio. O SEMIC consolidou-se como um lugar democrático de expressão e comunicação de conhecimento, de práticas e de vivências, ainda permite visibilidade.
Segundo a egressa do curso de Pedagogia, Verenice Rafaela Feyh, ao receber o convite, no primeiro momento o mesmo foi visto como um desafio, mas logo em seguida passou a ser compreendido como uma grande oportunidade, sendo que, no mesmo instante recordei-me das falas dos professores do curso de Pedagogia, “Acadêmicos, enxerguem os desafios como oportunidades e verão o quanto isso irá contribuir com a sua formação profissional”. Desta forma, afirmo que foi um enorme prazer poder participar do evento, uma vez que, o mesmo proporcionou vastas aprendizagens e reflexões acerca da educação, além da grande troca de saberes que aconteceu entre o público presente. Por fim, quero parabenizar o curso de Pedagogia, bem como, os acadêmicos que se desafiaram e apresentaram seus trabalhos. Confesso ainda que, além de sentir ainda mais orgulho do curso, bateu uma saudade desses ricos momentos carregados de autonomia, comprometimento e dedicação, visando a qualidade da educação brasileira.