Nos dias 04 e 06 de dezembro aconteceram as bancas de socialização do Estágio Supervisionado III – Gestão e Docência nos Ciclo da Alfabetização e Letramento, dos acadêmicos(as) do quarto período do curso de Pedagogia da UCEFF.
Os(as) acadêmicos(as) tiveram a oportunidade de apresentar o estudo teórico e a prática densenvolvida no decorrer da disciplina, fazendo uma reflexão crítica sobre as possibilidades e os desafios do(a) professor(a) alfabetizador(a) numa perspectiva ampla de atuação e visando uma prática consciente e eficaz, voltada para uma formação qualificada.
Paralelo as apresentações, também aconteceu a exposição dos jogos e materiais didático pedagógicos produzidos e utilizados na realização do estágio. Estes, visaram auxiliar no processo de aprendizagem. Os recursos didáticos tem grande relevância, porém é necessário que sejam utilizados com intencionalidade pedagógica, sendo objetos para o incentivo da aprendizagem. É fundamental mediar o processo de alfabetização e letramento com recusros didáticos criativos e estimulantes.
A professora Maria Preis Welter, orientadora do estágio, enfatiza a real contribuição do estágio para a formação profissional do discente e a necessidade da interlocução entre os três sujeitos envolvidos neste processo: acadêmico/estagiário – supervisor de campo – supervisor/orientador acadêmico, uma vez que é no estágio que o perfil profissional começa a ser formado. Desta forma agradece as escolas pela acolhida dos(as) estagiários(as) e, em especial, os(as) professores(as) que disponibilizaram sua turma para a realização do estágio, bem como o auxílio no planejamento e na prática docente dos(as) estagiários(as). Também agradece a participação dos professores(as) membros da banca Denise Friedrich, Daiana Raquel Paschoali e Kurlan Frey. Ainda agradece aos familiares, direções e professores(as) de escolas que prestigiaram com participação nas bancas.