No dia 19 de agosto de 2020 aconteceu o encontro, na sala virtual, com a coordenação do curso de Pedagogia, professor da disciplina do Estágio Supervisionado II: Práticas Educacionais nos Anos Iniciais, Secretária de Educação e Assessora Pedagógica do município de Itapiranga, equipe diretiva e professores das escolas Esperança, Funei e Bela Vista, tendo como objetivo trocar informações e ideias referente o estágio de forma remota. O curso de Pedagogia da UCEFF construiu o Manual de Estágios Supervisionados COVID-19, levando em consideração, principalmente o Parecer CNE/CP nº 5/2020, Portaria MEC nº 544/2020 e Resolução Interna N 5A/2020.
O estágio buscará construir uma visão global e integrada sobre a práxis (teoria-prática) do processo de ensino-aprendizagem, mesmo em situações diversas. O estágio tem como objetivos promover a observação, a análise e vivência de práticas pedagógicas no ambiente virtual; a caracterização e o diagnóstico do campo de estágio; o planejamento e a execução de atividades pedagógicas, nesse momento todas respeitando o isolamento social, exigindo dos estudantes uma reconfiguração de seus saberes para desenvolver: projetos especiais, pesquisas curriculares, preparação de recursos didáticos e outros.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria Preis Welter, "a diversidade de experiências vivenciadas durante o período de estágio remoto contribuirá também para ampliar a visão do licenciando, não apenas sobre as tarefas docentes, mas também sobre o sujeito educador frente às tecnologias de informação e comunicação. O documento que se refere ao estágio prevê a realização do estágio no ambiente de trabalho, não necessariamente físico, até porque a aprendizagem não acontece somente na sala de aula, e sim em qualquer lócus onde conseguimos desenvolver aprendizagem. É natural que o acadêmico se insira nesse ambiente com a finalidade de se preparar para o exercício profissional, conectado com o mundo de verdade. Agradece a todos pela participação e contribuições. Nesse momento ganhamos em produtividade pela facilidade de realizar encontros em salas virtuais para conversar, trocar ideias, avaliar e redimencionar o processo, caso necessário. Também podendo trazer outros profissionais para ampliar a rede de colaboração. O encontro foi fundamental para caminhar de modo harmônico e juntos acompanhar, avaliar e rever o processo educacional".
Segundo o professor Kurlan Frey, "a educação é um campo de permanentes desafios em busca do aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem. Este contexto de pandemia está nos trazendo a necessidade de repensar a relação educador e educando, de metodologias que ajudem no desenvolvimento de habilidades e competências, do planejamento pedagógico, da relação escola e família, do uso das tecnologias, entre outros. Os acadêmicos de Pedagogia, através dos estágios, estão tendo o desafio e a oportunidade de vivenciar toda essa nova forma de organização pedagógica. Aproveitar bem este momento pode fazer uma grande diferença na formação, qualificando para os grandes e contínuos desafios da educação".