Com o objetivo de estimular a reflexão e o engajamento de acadêmicos, estudantes, professores e comunidade em geral na efetivação dos 17 princípios do desenvolvimento sustentável e toda a plataforma da educação ambiental, acadêmicos do primeiro semestre e professores do curso de Pedagogia desenvolveram no dia 01/04/23 o café pedagógico e a construção de jangada para descer o Rio Uruguai. O trajeto percorrido foi do sítio do coração em Linha Sede Capela até o Porto do centro de Itapiranga.
A coordenadora do curso ressalta que, diante da falta de cuidado com o meio ambiente, entende-se que para sensibilizar para o cuidado é preciso conhecer e apreciar as belezas naturais, com foco no território local, assim, justifica-se a importância de desenvolver práticas de sensibilização/apreciação ambiental na região de abrangência do curso de Pedagogia do Centro Universitário FAI/UCEFF. Ainda destaca que o desenvolvimento do projeto é uma excelente oportunidade de relacionar teoria-prática e desenvolver habilidades, competências e atitudes fundamentais na formação do profissional da educação.
A atividade foi mediada pelo Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha de Itapiranga. Ariel Schneider e Karine Fonini acolheram o grupo no sítio para o café e a construção da jangada. No barco de apoio ficou o professor Henrique Drebel. Com a soma de esforços a experiência foi possível. Agora acadêmicos irão desenvolver uma proposta de intervenção na área da educação ambiental.
O projeto integrador I: intervenção sócio cultural é desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas História da Educação e Teorias Pedagógicas e Fundamentos Filosóficos da Educação, mediadas pelo professor Vianei Luis Hammerschmitt, as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Aprendizagem, mediadas pela professora Aline Sabino da Silva Paloschi, a disciplina Comunicação Oral e Escrita, mediada pela professora Camila Stuelp e a disciplina Educação e Pedagogia, mediada pela professora Maria Preis Welter.