Com o objetivo de possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica; o curso de Pedagogia realizou na última sexta-feira dia 16 de outubro, o 6º SEMIC - Seminário de Iniciação Científica e o 2° Seminário Institucional Interdisciplinar-PIBID.
A Mostra contou com a apresentação de duas modalidades de trabalhos científicos, o pôster e a apresentação oral. Os trabalhos contemplaram as seguintes temáticas:Modelagem em educação matemática;Ética Matemática;Direitos humanos e educação integral;Formação de Professores;Práxis educacional e interculturalidade;Educação Inclusiva;Aprendizagem;Tecnologias da Informação e Comunicação;Políticas Educacionais; Inter/transdisciplinariedade.
O evento contou com a participação de acadêmicos, egressos, pós-graduandos, docentes em nível de graduação e pós-graduação e Instituições de Ensino Superior, os quais apresentaram trabalhos como artigos, resumos de monografias, teses, dissertações, resenhas bibliográficas, artigos, memórias e relatórios de estágios na área da educação e áreas afins, somando 50 trabalhos homologados.
A coordenadora do curso de Pedagogia professora Maria Preis Welter destaca a relevância dos temas, bem como a qualidade das apresentações. Ainda ressalta a importância do Seminário Científico para a comunidade acadêmica, pois se constitui numa técnica de aprendizagem que envolve postura de estudo e pesquisa, debate e troca de ideias, bem como desenvolve habilidades e competências como a escrita e a comunicação.
Para o coordenador Institucional do Pibid, professor Jair Turcatto, o Seminário de Iniciação Científica é uma oportunidade para expressar e externalizar as produções acadêmicas, como também, as experiências desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid. É através destes espaços dialéticos que ocorre a produção de conhecimento e o esclarecimento científico.