Pesquisa e ensino andam juntas e com elas também a extensão, as três formam o que há de mais belo, a produção de conhecimento. Com cuidado e preocupação com a qualidade da formação em odontologia, as coordenações dos cursos de Chapecó e Itapiranga se uniram e colocaram em prática a “Jornada Virtual de Odontologia”. O evento, mesmo que online, contou com a participação dos estudantes, com debates ricos e de grande qualidade.
Para dar início aos estudos, o professor Evandro Silveira Balen falou sobre "Ética Odontológica". No mesmo horário, mas em outra sala, a professora Renata Duarte conversou com os acadêmicos sobre "Perícia Criminal". Para encerrar a rodada da manhã, o professor Cauli Lima Capillé ministrou a conversa sobre "Adesivos Dentinários".
A tarde iniciou com uma conversa sobre "Bruxismo: Do diagnóstico ao Tratamento", sob o comando da professora Daniela Cristina Gaio. Na sequência da nossa Jornada Virtual de Odontologia, a professora Jaqueline Steiner Gambatto falou sobre "Ergonomia". Já o professor Paulo Henrique Araújo Guerra trouxe para o debate a "Importância do eixo pesquisa na Universidade". Para fechar a rodada de palestra da Jornada Virtual de Odontologia, a Prof. Paola Corso conversa com os acadêmicos sobre "Prótese Facial".
Gabriela Debona faz odontologia em Itapiranga e está no 5° período do curso. Ela destaca a importância de atividades como essa para aprimorar e compartilhar conhecimentos. “Posso dizer que de todas as palestras que assisti estou levando algo para a minha vida profissional. Além disso, ajuda a me direcionar cada vez mais para uma especialização no futuro.”, conta Gabriela.
A acadêmica irá apresentar um trabalho na noite desta sexta-feira (28), atividade de encerramento da Jornada. Gabi conta que a apresentação é de um trabalho sobre a obrigação de meio e de resultado na atividade liberal do cirurgião dentista. “Começamos uma pesquisa durante nossa monitória, com base em uma Monografia do Franceschi (2010). Produzimos um resumo do trabalho e discutimos sobre o assunto durante vários dias, em seguida produzimos slides e ensaiamos a apresentação”, relata a estudante.
Vinda de Rio dos Índios, futura dentista, Ana Paula da Luz está no 10° período do curso, para ela foi ótima a escolha pelos temas e profissionais para a Jornada. “Cada dica que os profissionais deram hoje é fundamental, como acadêmicos não percebemos no dia a dia da clínica”, conta. Ana Paula ressalta a fala sobre o cuidado com os pacientes, “ levo de hoje que sempre devemos ter cuidado e escutar nosso paciente, entendendo seu lado e também oferecendo o melhor tratamento para cada caso” explica a estudante.
Professor Alexandre Lazzari bKonflanz, um dos responsáveis pelo evento, conta que a atividade busca trazer aos estudantes realidades diferentes por meio dos profissionais e das temáticas trabalhadas. Além disso, trabalhar possibilidades de atuação do profissional da odontologia que quebram as barreiras do tradicional procedimento clínico, explica o professor. “Tanto os estudantes, quanto os professores fazem parte do processo de ensino, aprendizagem e troca de conhecimentos, experiências e contatos”, conta Alexandre.