Loading...

NOTÍCIAS

06 Out 2015

Curso de Matemática promove o 3º ISMAT - Integração de Saberes Matemáticos e o 3º Desafio Matemático

Nesta segunda-feira (5/10), o curso de Licenciatura em Matemática da FAI Faculdades realizou o 3º ISMAT - Integração de Saberes Matemáticos e o 3º Desafio Matemático. O evento iniciou na Sociedade Imigrantes, com palestra o professor Dr. Tarcísio Kummer, sobre \"Construção do Conhecimento Matemático – desafios e possibilidades\", seguida da palestra da professora Dra. Norma Suely Gomes Allevato, sobre \"Resolução de Problemas: força construtora do conhecimento matemático\" para professores.

Os participantes do 3º Desafio Matemático, após a abertura do evento, foram conduzidos ao Auditório da FAI Faculdades, onde iniciaram as competições. Participaram do desafio, 50 duplas de alunos do 3º ano do Ensino Médio, de 24 escolas da região. O almoço foi servido no Pavilhão da Igreja Matriz e a tarde os alunos continuam no Auditório, com o Desafio, e os professores participam de diversas oficinas na área da Matemática nas salas da FAI Faculdades.

Em sua 3ª edição, o ISMAT foi pautado no tema \"Construção do conhecimento matemático: desafios e possibilidades\", com um olhar de percepção e relação entre os saberes produzidos e a prática docente no ensino da Matemática e da Física e tem como objetivos: oferecer formação ampliada para acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da FAI Faculdades e formação continuada para professores de Matemática e Física da região oeste de SC e noroeste do RS; oportunizar reflexões que promovam uma nova maneira de fundamentar a aprendizagem, quando se quer valorizar o desenvolvimento de competências para a vida e para o mundo do trabalho; contribuir para o aperfeiçoamento dos aspectos relacionados ao saber, ao saber-fazer e ao saber ser, como docentes da área, e a concepção de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos; proporcionar a vivência de metodologias ativas de ensino e aprendizagem da Matemática e da Física, que façam a diferença e marquem positivamente a vida dos alunos, favorecendo a construção do conhecimento de modo significativo e real.

Paralelo ao ISMAT, o 3º Desafio Matemático teve como objetivos: instigar nos alunos o interesse pela matemática; fomentar os conhecimentos através da ação investigadora do desafio; motivar os alunos na construção de conhecimentos no âmbito das ciências exatas, através da ludicidade, do encantamento e do gosto pela matemática. O Desafio Matemático, além de contribuir para o desenvolvimento social do estudante, possibilita o aperfeiçoamento de habilidades, como: a atenção, a paciência, a imaginação, a criatividade, a capacidade de interpretar, analisar, investigar, construir, conceituar, argumentar, sintetizar, criticar, definir e avaliar.

As duplas vencedoras do 3º Desafio Matemático foram:

1º Lugar: Larissa Gava e Tailan Manfroi, da Escola de Educação Básica Santa Helena, de Santa Helena - SC.

2 º Lugar: Giulia Pagliosa Weztrick Martins e Victor Antonio Kuiava, do Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste - SC.

3º Lugar: Lais Camile Nyland e Leandro Haas, da Escola de Educação Básica Santo Antônio, de Itapiranga - SC

4º Lugar: Vinícius Meurer Fang e Jean Carlos Berwanger, da Escola de Educação Básica Pe. Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste - SC

4º Lugar: Eduarda Hallvass e Larissa Perin, da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, de Caibi - SC

Para a professora Lourdes Conci Griebeler, coordenadora do curso de Matemática da FAI Faculdades, \"o ISMAT é um espaço de reflexões para uma visão integradora, ampla, que priorize o conhecimento matemático como deve ser: natural ao ser humano\".



  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento