Loading...

NOTÍCIAS

26 Fev 2014

Curso de Agronomia realiza testes de maturação em frutas

A conservação pós-colheita é de grande importância para que frutas e hortaliças cheguem ao consumidor sem alterações em seu valor nutritivo, aspecto e gosto, assim o processo de conservação deve partir de produtos com boa qualidade na colheita e colhidos no grau de maturação adequado para a espécie. Para conhecer o momento certo da colheita é preciso conhecer cada espécie cultivada e seu estágio ideal de maturação, pois as características de boa qualidade de cada hortaliça ou fruta e sua vida de prateleira estão relacionados com a época de colheita.

Alguns testes podem ser empregados para avaliação do momento ideal de colheita:

  • ·Teste de determinação da cor da epiderme - comparação com cartas colorimétricas/padrão ou com escala arbitrária estabelecida pelo próprio produtor.
  • ·Índice refratométrico ou °Brix - quantificação do percentual de matéria seca solúvel contida no sumo dos frutos.
  • ·Acidez titulável total (ATT) - avaliação dos ácidos orgânicos presentes em alimentos os quais influenciam no sabor, odor, cor, estabilidade e a manutenção de qualidade.
  • ·Razão (sólidos solúveis totais (SST)/(acidez titulável total)ATT) - fornece uma indicação de qualidade/maturação do fruto.
  • ·Teste colorimétrico de iodo-amido - à medida em que o amido vai sendo degradado durante o processo de maturação menores serão as porções coradas nos frutos.

Os testes supracitados foram aplicados pelos educandos do 9º semestre do curso de Agronomia em aula prática realizada no Laboratório de Microbiologia e Química, juntamente com a professora Msc. Daiane Preci, tratando-se de parâmetros auxiliares para determinação da época certa da colheita dos frutos, importantes para garantia de qualidade dos produtos hortícolas, já que a agroindústria de frutas, em países em desenvolvimento como o Brasil, é um dos pilares da economia.



  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento