Nesta terça-feira (7/2) o Coral da Associação Cultural FAI completou 35 anos. Conforme consta, em 7 de fevereiro de 1982 foi fundada a Ascorita, Associação Coral Itapiranga. Já em 2003, foi fechada parceria com a FAI Faculdades de Itapiranga, através de convênio anual em forma de apoio especial à cultura do município, recebendo a nova denominação: Associação Cultural FAI.
Desde sua fundação, a entidade luta para a concretização de alguns objetivos, dentre eles, o principal: a arte de fazer cultura através do canto e da música.
Atualmente, o coral é composto por 21 cantores, sendo, desde 2013, regido pelo jovem maestro Rafael de Oliveira Rodrigues. Os ensaios são semanais no coro da Igreja Matriz. Além de apresentações diversas durante o ano, o grupo é responsável pela animação de algumas missas na paróquia São Pedro Canísio.
Os integrantes afirmam que cada apresentação é única, tanto para o coral quanto para os que apreciam o canto. Após cada apresentação sempre se ouve elogios, isso é um incentivo para continuar aprimorando os conhecimentos.
Muitas pessoas detestam compromissos, são alienados de qualquer manifestação de cultura e nunca encontram tempo ou disposição para um serviço voluntário. O cantor de coro é apaixonado pela música, sente-se bem em grupo, sente-se feliz e realizado por colaborar e não mede esforços para aprender.
Desta forma, um agradecimento especial aos que durante os 35 anos abrilhantaram e fizeram parte da Associação.