Os acadêmicos de Medicina Veterinária da UCEFF Itapiranga, participantes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pequenos Animais promoveram, no último sábado (14/07), Campanha de Vacinação Contra Raiva no centro de Iporã do Oeste. Conforme a professora responsável pelo grupo de estudos, Camila Basso Cartana, a Campanha em parceria com a ONG Asanio de Iporã do Oeste foi autorizada pelo Conselho de Medicina Veterinária e tem como grande objetivo a prevenção. Camila lembra que essa imunização é obrigatória para todos os animais domésticos em território nacional.
Na oportunidade, os tutores que apresentavam dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação puderam receber orientações gerais, e em alguns casos foram aconselhados a procurar assistência veterinária. Segundo a professora, atividades como essa são de grande importância, não apenas pela prevenção da raiva em cães e gatos, mas para estreitar a relação entre o meio acadêmico e a comunidade.
"A raiva é uma doença com altíssima taxa de mortalidade e, por se tratar de uma zoonose, a prevenção da doença em seres humanos passa obrigatoriamente pelo controle em animais", lembra professora. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Ramiro Bonotto, ações contínuas de conscientização da comunidade e a vacinação regular do maior número possível de cães e gatos estão entre as principais medidas para evitar o surgimento de novos casos em humanos. Camila e Ramiro destacam que em breve deverá ser realizada campanha no município de São João do Oeste, a exemplo da realizada em Itapiranga e Iporã do Oeste.
Além da Campanha de Vacinação, aconteceu no mesmo espaço a Feira de Adoção de cães, organizada pela ONG Asanio.