Tradicional atividade realizada no curso de Gestão da Tecnologia da Informação da UCEFF Itapiranga, os acadêmicos do primeiro semestre participaram de uma Oficina de Cubo Mágico. A atividade foi mediada por integrantes do grupo ‘Cubo Mágico: Fazer para Aprender’ da cidade de Itapiranga, coordenado pela professora de matemática Lidiane Altenhofen, acompanhada pelos alunos Alex Felipe Rambo, André Luis Kuhn Bisollo e Jean Michael Melchiors.
A oficina foi realizada na disciplina de Fundamentos de Programação objetivando o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico dos acadêmicos, a elaboração de ideias, construção de conhecimentos e tomada de decisão visando atingir os resultados esperados. O cubo mágico permite, assim como na programação para computadores, que sejam tomadas decisões importantes, seguindo comandos lógicos e um conjunto ordenado de combinações e instruções que permitem que o cubo mágico seja montado de forma que suas faces tenham apenas peças da mesma cor e que o programa de computador possa seguir as instruções que foram organizadas logicamente para executar determinada tarefa.
De acordo com a professora de Fundamentos de Programação, Sibele Mueller, a atividade auxilia na capacidade lógica dos alunos, atenção e raciocínio para a elaboração de algoritmos necessários para o desenvolvimento de um software, que é um dos objetivos trabalhados na disciplina.
Para a acadêmica Cristina Natalia dos Santos “a oficina de cubo mágico foi uma ótima oportunidade para estimular o raciocínio lógico, do mesmo modo, a concentração. Assim, facilita a compreensão da dinâmica da programação, pois, o cubo mágico é uma sequência de movimentos que leva a sua resolução, e aquela é uma sequência lógica de algoritmos que leva a uma ação”.
A professora Sibele complementa que é interessante ver como os acadêmicos se interessam pela atividade. "Alguns alunos passam alguns dias treinando e seguindo as sequências lógicas de montagem do cubo mágico e o montam com grande facilidade, o que lhes auxilia nas atividades de lógica e algoritmos a serem trabalhados ao longo do semestre na disciplina".