Visando o cumprimento das 20 horas de ação social em contrapartida ao benefício da bolsa de estudos do Artigo 170 Estudo do UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina), os acadêmicos bolsistas executaram o projeto “Educação Financeira – O poder da Independência”.
O projeto tem como objetivo geral desenvolver a Educação Financeira por meio de oficinas práticas para conscientização e disseminação de informações, promovendo a independência social e a integração entre a UCEFF e as comunidades locais. Os objetivos específicos incluem realizar oficinas de Educação Financeira para diferentes faixas etárias, incentivar uma gestão financeira equilibrada, demonstrar a importância do consumo consciente e enfatizar a relevância da educação financeira. A metodologia envolve a realização de oficinas, simulações práticas, criação de um guia prático, elaboração de um planejamento financeiro e rodas de conversas.
A justificativa para realização deste projeto é a necessidade de conscientizar as pessoas sobre como lidar com o dinheiro, buscando promover a independência financeira e o consumo consciente por meio de ações práticas. Através das oficinas e trabalhos desenvolvidos, pretende-se fornecer conhecimentos e ferramentas para que os participantes possam programar suas despesas, investir de forma adequada e adotar um comportamento mais consciente em relação ao consumo.
Os alunos realizaram a aplicação do projeto em salas de aula tanto do ensino médio, quanto turmas de ensino superior, assim alcançando o objetivo proposto. Ao decorrer das oficinas práticas e rodas de conversas, observou-se uma grande participação e interesse por parte dos ouvintes, em aprender um pouco mais sobre gestão financeira, consumo consciente e planejamento financeiro. A participação entusiasmada dos alunos evidencia a relevância e o impacto positivo que a Educação Financeira pode ter em suas vidas, capacitando-os a tomar decisões mais conscientes e responsáveis em relação a suas finanças pessoais e familiares.