Loading...

NOTÍCIAS

09 Mar 2020

Arquitetura e urbanismo forma terceira turma e linda festa no Clube Imigrantes

 

A terceira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga promoveu lindo evento de formatura no Clube Imigrantes na noite do último sábado (7/3). Teve até pedido de casamento entre os formados da noite.

 

Os oradores, Vanessa e Gean Carlo, foram enfáticos nas definições de paciência que um arquiteto precisa ter. "Durante essa longa trajetória de graduação, foram horas e mais horas de viagens dentro de ônibus, alguns atravessando o grande rio Uruguai todos os dias, outros morando sozinhos longe de casa. Conhecemos pessoas as mais diferentes pessoas, começamos com quase 60 colegas na turma e vejam como terminamos aqui hoje! Fizemos amigos, aprendemos a trabalhar em conjunto e a ter comprometimento, mas principalmente nesse processo aprendemos uma virtude essencial: a paciência. A paciência deveria ser a palavra chave da arquitetura. Plantas, detalhes, cortes, maquetes eletrônicas são definitivamente provas de que um bom arquiteto é paciente. Não bastasse a carga de trabalho a ser realizada ainda temos que lidar com programas que querem, literalmente, nos destruir. Só quem testemunhou um Fatal Error do Autocad sabe o que é desespero. Mas aprendemos na marra a respirar fundo, encarar e recuperar o trabalho e tempo perdido. E quando você acha que todos os percalços foram sanados você chega num lugar amaldiçoado chamado plotadora. Daqui a pouco teremos, a cura do câncer, mas não resolveremos o problema da “vontade própria” de uma impressora. O universo inteiro conspira para derrubar o arquiteto, mas nós damos um jeito e conseguimos. Acho até que deveríamos retificar aquele velho slogan. O certo seria: Arquiteto não desiste nunca. O próprio Niemeyer comprovava essa tese. Só desistiu de viver aos 104 anos – devia estar esperando uma plotagem sair certa. Aprendemos também a cumprir prazos – nem que isso custasse a nossa vida social. Para ilustrar essa passagem devo citar a primeira lei do estudante de arquitetura: “Todo indivíduo em atraso tende a permanecer em atraso a não ser que uma força chamada fim do prazo de entrega atue sobre o mesmo”, Devo dizer que quando nos matriculamos no curso editaram a parte dos infindáveis trabalhos a que fomos submetidos. Por conta disso desenvolvemos habilidades extracurriculares como a diplomacia para contornar os prazos apertados de entrega. E haja viradas de noite para conseguirmos cumprir todas as entregas de projeto. Nessas viradas de noite, ouvimos as frases preferidas dos nossos pais: Filho vai dormir! Ou aquele “se você não acabar… amanhã você termina” e “Ainda falta muito?”. Era difícil para eles entenderem que um projeto demora para ser feito mesmo, e quando decidimos seguir essa carreira, esses esforços são necessários".

 

Já a paraninfa, professora Bárbara, lembrou a missão da UCEFF: "Oferecer uma educação comprometida com a formação humana, profissional e científica ...." E seguiu dizendo: "Essa formatura é apenas um momento de celebração, e não é capaz de representar todo empenho de vocês: o espírito jovem, crítico e criativo, que nunca se intimidou diante dos enormes desafios que a Arquitetura e Urbanismo trás. As palavras deste discurso são muito curtas para expressar toda a profundidade desses cinco anos, onde, tantas vezes, nossos papéis, de alunos e professores se inverteram. Então, que essas palavras sirvam para captar e recordar por um instante todos os momentos vividos. Assim como a UCEFF, a arquitetura e urbanismo somente cumprem seu papel, na medida que transformam o espaço existente em algo melhor. Ser arquiteto é esse jogo de novas possibilidades. De saber que as coisas como estão, não são fatos prontos e acabados, e que podem ser confrontadas e alteradas pela ação do homem".

 

A pró-reitora Acadêmica, professora Alexandra, agradeceu a confiança da formação profissional à UCEFF. Ela também lembrou que em junho de 2019 o curso de Arquitetura e Urbanismo foi reconhecido pelo MEC com nota máxima, após avaliação in loco. "Sim, somos nota 5. Esta consquista só foi possível, porque juntos com seus mestres, queridos formados, vocês de forma sólida e efetiva construíram conhecimentos e desenvolveram diversos projetos. Fiquei encantada com os excelentes trabalhos de conclusão de curso de vocês. Esta nota 5 vocês carregarão pela vida toda, gratidão", agradeceu a professora. 

 

A cerimônia foi presidida pela pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, e acompanhada da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e paraninfa da turma, professora Bárbara Reichert; a patrona da turma, Claudine Badalotti; o amigo da turma, professor Givanildo Quadros; os professores homenageados, Gracielle Rech, Franciele Rohr, Patrícial Dalmina de Oliveira e Douglas Orestes Franzen; e o representante do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, arquiteto Maurício André Giusti. O juramento foi proferido pelo formando Gabriel Carpes de Chaves, enquanto a oratória ficou por conta da dupla Vanessa Hofstetter e Gean Carlo Barth.

 

Os formandos contrataram a empresa a A1 Formaturas de Pato Branco, responsável pela organização e registros em foto e vídeo. Já o jantar foi servido pela equipe do Restaurante Manchini seguido do tradicional baile de formatura animado pela dupla Jorge e Léo.

 

Colaram Grau: Aline Tais Oestereich, Cleidiana Aparecida Lorenzon, Douglas Cristiano Kern Heck, Elquier Eyng Hennicka, Francieli Figueira, Gabriel Carpes de Chaves, Gean Carlo Barth, Gilmar Kessler, Jackson Jorge Bitencorte, Juliane Klein, Larissa Bavaresco, Sandra Fernandes dos Santos, Vanessa Hofstetter

 

 

Próximas Formaturas

  • 14/03/2020 Ciências Contábeis - Clube Imigrantes
  • 21/03/2020 Engenharia de Produção - Clube Imigrantes
  • 28/03/2020 Formatura de Gabinete (manhã no Auditório Bloco A) e Institucional (noite no Clube Imigrantes)
Arquitetura e Urbanismo


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento