A noite de sábado (16/3) marcou o encerramento da temporada de formaturas e foi muito especial para as formandas da segunda turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga. Especial e com gostinho de vitória porque "as últimas três semanas que antecederam esta data não foram fáceis para nós, pois em momentos vimos nosso sonho de formatura se desfazer. Foram situações de angústia, correria, apreensão e decepção. Contudo, podemos ver em como a união faz a diferença, onde uma corrente do bem, e de pessoas de bem nos encorajaram e colaboraram para que o dia de hoje se concretizasse. Queremos agradecer do fundo do nosso coração a todos que de qualquer forma nos ajudaram: a UCEFF e nossos professores pelo auxílio e suporte, as empresas e prestadoras de serviços pela colaboração e a nossa família e amigos pela força e apoio incondicional. Enfim, somos gratas a todos que se colocaram a nosso dispor, hoje o dia é de festa, e a mesma só existe porque todos se doaram", lembraram e agradeceram as oradoras Larissa Toillier e Maiara Magri.
A paraninfa, professora Claudine Badalotti, durante sua mensagem as formandas deixou alguns conselhos, como: "em primeiro lugar lembrem de ser humildes, porque o sábio brilha por si só, pelo reconhecimento do outro ao seu trabalho.... ele não se faz notar... é notado, não se elogia... por isso, recebe o mérito. O humilde não compete com ninguém, a não ser consigo mesmo. Perguntem se não souberem, peçam perdão se errarem, reconheçam que acima de tudo são humanas e como humanas somos imperfeitas".
Já a representante da reitoria, professora Alexandra Raffaelli, ressaltou que "a noite de hoje é marcada pela beleza, lapidada pelos seus pais e pelos professores que passaram pelas suas vidas. As nove arquitetas e urbanistas que a partir de hoje irão arquitetar sonhos, representam nesse mês da mulher e nos outros 11 meses do ano, a força de mulheres determinadas a modificar o meio em que nós nos encontramos. Tenho certeza que com inúmeras habilidades vocês tornarão visível o que parece ser invisível e muitas vezes só precisa de um olhar, uma troca, uma mudança".
A cerimônia foi presidida pela coordenadora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, e acompanhada da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e paraninfa da turma, professora Claudine Badalotti; o patrono da turma, professor Givanildo Quadros; a professora homenageada, Gracielle Rech; os amigos da turma, professores: Bárbara Reichert, Franciele Rohr e Douglas Orestes Franzen; e o representante do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, arquiteto Maurício André Giusti.
O juramento foi proferido pela formanda Jaqueline Henn, enquanto a oratória ficou por conta da dupla Larissa Toillier e Maiara Magri. O troféu de Mérito Acadêmico foi para Vanessa Groth, pois obteve o melhor rendimento acadêmico da turma.
As formandas contrataram de última hora, depois que a primeira empresa abandou uma série de formaturas na região, a A1 Formaturas de Pato Branco, responsável pela organização e registros em foto e vídeo. O jantar foi servido pela equipe do Restaurante Manchini seguido do tradicional baile de formatura animado pela dupla Jorge e Léo.
Colaram Grau