O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga, através do Laboratório Experimental (LEAU), está desenvolvendo projetos de intervenção para o pátio da APAE de Itapiranga. Os projetos para os espaços abertos e de convivência da escola foram desenvolvidos pelos acadêmicos e professores que participam do LEAU.
De acordo com a coordenadora do Laboratório, professora Gracielle Rodrigues, projetos que têm o potencial de serem executados, motivam os acadêmicos e corroboram para a importância do arquiteto e urbanista na sociedade. Para Gracielle, o tratamento das áreas externas é essencial para a apropriação dos acadêmicos. Desta forma, os espaços de intervenção poderão ser incorporados ao processo de ensino-aprendizagem, pois oferecem uma vivência diferente da oferecida em sala de aula.
Para os acadêmicos envolvidos, o projeto de intervenção é desafiador e gratificante, pois algumas condicionantes devem ser levadas em consideração para a elaboração da proposta. Após um primeiro contato ocorreu uma troca de experiências entre acadêmicos e educadores da escola, onde foram repassadas informações e conhecimentos referente ao tema, sendo essenciais durante o desenvolvimento do projeto de intervenção.