Loading...

NOTÍCIAS

25 Jul 2024

Aluna da UCEFF constrói uma Estação de Tratamento de Água compacta no quintal de casa

A estação foi o Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica de Engenharia Civil Raquel Klein 

 

Atender a uma necessidade de toda a comunidade por meio da pesquisa científica. Esse foi o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica de Engenharia Civil da UCEFF, Raquel Klein, que construiu uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta no quintal de casa.

 

Segundo Raquel, a ideia surgiu após a frequente falta de água em algumas cidades da região e a percepção de que por meio da instalação de uma ETA compacta nas residências, o problema seria solucionado. 

 

“Sempre gostei das disciplinas relacionadas à hidráulica durante a graduação e, ao notar o problema com a falta de água, pensei numa solução que seria uma Estação de Tratamento de Água que pudesse alimentar a rede de distribuição de uma residência”, conta.

 

A Estação

 

Conforme Raquel, o funcionamento da Estação ocorre a partir da captação da água pelo telhado da casa e o armazenamento em duas cisternas, onde o tratamento é realizado. “Em uma delas, é feito o tratamento completo até ela se tornar potável. Essa água eu uso para higiene pessoal e consumo”, diz.

 

A acadêmica explica que na outra cisterna é realizado o tratamento apenas com cloro e essa água é utilizada para os sanitários e limpeza da casa. “No total, a Estação consegue armazenar e tratar 1.500 litros por dia, sendo o suficiente para minha família viver”, relata.

 

Parceria frutífera

 

Para Raquel, durante o desenvolvimento do projeto houve uma parceria tão importante quanto a água para a estação. “Meu TCC foi orientado pelo professor Maciel Welter e a nossa parceria foi muito boa. Não tínhamos dia nem hora para trocar figurinhas e auxiliar um ao outro”, revela.

 

Ela salienta que o apoio da UCEFF durante a pesquisa foi fundamental para o sucesso do projeto. “Sempre tive muito apoio de todos os professores e coordenação que, em caso de alguma dificuldade, estavam ali para ajudar. Foram cinco anos vindo todas as noites para a instituição, chegando tarde em casa, finalizadas ainda com o desafio de colocar em prática meu Trabalho de Conclusão do Curso. Mas tudo valeu a pena ao ver que a Estação funcionava”, assegura.

 

Olhos no futuro

 

Raquel revela que possui planos futuros para a Estação. “Meu pensamento está em trabalhar nessa área, colocar meus serviços à disposição e, quando tudo estiver 100% organizado, vou abrir visitação em minha casa para que outros alunos e interessados possam conhecer e ver o que posso oferecer para o mercado de trabalho”, finaliza.

Novas Conquistas


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento