Acadêmicos do curso de Biomedicina, acompanhados da coordenadora Kamila Cezario, participaram em Florianópolis de 8 a 10 de setembro do III Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório, X Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina e VI Congresso Catarinense de Biomedicina. A aluna Daniele Milani Stival apresentou em formato e-pôster o artigo: Análise Epidemiológica de Sífilis em Período de Pandemia COVID-19 no Extremo Oeste Catarinense.
A coordenadora do curso, professora Kamila, enfatiza que “a participação de acadêmicos em congressos e demais eventos científicos tem fundamental importância para a formação do profissional, pois possibilita a correlação entre os conhecimentos adquiridos nas disciplinas já cursadas com as novas percepções obtidas em atividades extracurriculares. Além disso, oportuniza a expansão da capacidade intelectual, crescimento pessoal e atualização de saberes”.
De acordo com a acadêmica Daniele, o objetivo do trabalho foi avaliar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos com sífilis em um município no extremo oeste catarinense, SC, bem como o impacto desta infecção durante o período de pandemia COVID-19. “Os principais resultados foram que ao analisar os anos de 2020 e 2021 observamos um crescimento exponencial e um aumento de 94,4% se compararmos 2016 a 2021. O ano de 2020 marcou o início da pandemia, fato relevante que pode estar relacionado com o aumento dos casos de sífilis. Durante este período as pessoas estiveram mais longe dos postos de saúde e as campanhas de conscientização e cuidados com outras doenças tiveram um foco reduzido, sendo a maior preocupação os casos e as mortes causadas pela COVID-19. Neste momento, também foi reforçado a importância do correto diagnóstico e da notificação de doenças de relevância clínica para o controle e mapeamento, buscando melhores ações de prevenção”, destaca a acadêmica.