Nesta quarta-feira (12/9) acadêmicos de diversos cursos da UCEFF Itapiranga estiveram participando da programação especial do Setembro Amarelo organizada pelo LÉO Clube da cidade. O tema "Valorização da Vida" foi abordado pelo médico Dionísio Nunes e as psicólogas Samira Bolsi e Aline Sabino. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Segundo informações apresentadas pelo palestrantes, a região do extremoeste catarinense tem apresentado altos índices de depressão e suicídio, despertando a necessidade de saber mais sobre o tema. “Quando algum colega, amigo ou familiar começa a ter comportamentos muito diferentes dos habituais e preciso ficar atento. Pode ser algum sintoma de depressão sendo necessário encaminhar para ajuda profissional multidisciplinar. Saber o que fazer é importante, mas o principal é estar presente, mostrar que a pessoa não está sozinha e que tem alguém disposto a ajudar”, explicaram os palestrantes.
Diversos foram os questionamentos feitos pelo público presente, inclusive alguns anonimamente, todos respondidos com muita propriedade pela equipe de palestrantes, que também fez indagações para a plateia sobre o sentido da vida e o porque de estarmos aqui na terra. Uma das palestrantes inclusive citou o livro do escritor Mario Sergio Cortella "Qual é a tua obra", que faz provocações acerca do nosso propósito de vida.
Os palestrantes destacaram: encare seu medo de frente e se sentir necessidade fale, peça ajuda. Você nunca está sozinho. Você é mais forte que seu medo e sua dor.