Os acadêmicos do 5º semestre de GTI desenvolveram no decorrer da disciplina de Engenharia de Software, ministrada pela professora Sibele Mueller, estudos e atividades prática voltadas à usabilidade de acessibilidade de softwares e sites.
A acessibilidade Web refere-se à prática inclusiva de desenvolvimento de softwares e websites que possam ser utilizados por todas as pessoas, com ou sem deficiência, permitindo que qualquer usuário que queira acessar conteúdos WEB possa ter igual acesso às informações e funcionalidades disponíveis na internet.
Atualmente o desenvolvimento de padrões para WEB é regida pela W3C (World Wide Web Consortium). A W3C promove o uso de padrões desenvolvidos internacionalmente para que as páginas web sejam acessíveis à todos. Ela também coordena ações locais relacionadas ao tema de acessibilidade e oferece uma cartilha de acessibilidade na WEB, que apresenta padrões a serem adotados no desenvolvimento de websites, que também foi foco de estudo durante as aulas de Engenharia de Software.
A atividade realizada em aula trabalhou aspectos fundamentais de acessibilidade e usabilidade de conteúdos WEB. A professora Sibele saliente que a metodologia adotada permitiu que os acadêmicos, além de aprofundarem os aspectos relacionados ao assunto, pudessem testar softwares específicos, como o DOSVOX e o HeadMouse, experimentando como estes funcionam e auxiliam portadores de necessidades especiais durante suas atividades no ambiente da WEB.
A professora Sibele reforça a importância do assunto estudado e afirma que este irá contribuir de forma positiva e significativa para que os acadêmicos tenham, a partir do conteúdo e experiências realizadas, um novo olhar e novas práticas no gerenciamento e desenvolvimento de softwares WEB.