O empreendedorismo atualmente é responsável pelo desenvolvimento econômico e social da região em que vivemos. As micro e pequenas empresas no Brasil correspondem a maior parte da geração de riqueza e renda por meio da oferta de novos postos de trabalho.
Neste sentido, durante o 3º semestre do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Introdução a Administração ministrada pela professora Nathalia B. Werlang, os alunos foram desafiados a identificar uma oportunidade de negócio para a região e desenvolver um plano de negócio.
A construção de um plano de negócio e análise de sua viabilidade econômico-financeira é essencial no momento da tomada de decisão da abertura de uma nova empresa. O plano de negócio além de descrever os objetivos da empresa, sua estrutura de funcionamento e investimentos necessários, analisa a viabilidade do sucesso deste empreendimento e reduz os riscos e incertezas no momento de abertura da empresa.
Os planos desenvolvidos pelos acadêmicos abrangeram diferentes áreas de atuação: gestão e consultoria para produtores rurais, delivery e assinatura de entrega de pães, E-commerce Roupas infantis, agência de empregos, tele-entrega rápida, área de lazer rural e consultoria familiar.
No momento da socialização das ideias, a banca composta pela professora Nathalia B. Werlang, coordenadora e professora Rosiane Flach e pelo empreendedor Rafael Engel, os alunos apresentaram a viabilidade dos negócios e também receberam contribuições de melhorias para os empreendimentos.
A professora parabeniza os acadêmicos pela dedicação e apresentação dos novos negócios!