No mundo contemporâneo a sociedade configurada no pensamento pós-moderno trilha caminhos cada vez mais complexos. Neste cenário, a ética torna-se um elemento fundamental para orientar as decisões pessoais frente a sociedade. A ética só faz sentido quando alimentada pelas relações sociais reciprocas através do contato intersubjetivo.
Neste sentido, a ética profissional representa orientação fornecida pelas organizações no desenvolvimento das atividades profissionais conforme as suas respectivas formações. As atribuições conferidas aos profissionais estão ligadas internamente as condutas sob à luz da ética. Assim, as categoriais se fundamentam no código de ética de cada profissão que, por sua vez, orientam os profissionais em suas condutas.
Este foi o tema da conversa com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-SC, através do representante fiscal Maurício André Giusti, “os desafios da questão ética na profissão do arquiteto e urbanista”. A atividade aconteceu no dia 26 de novembro e contou com a presenta dos Acadêmicos do Curso de Arquitetura.
Para o professor Dr. Jair André Turcatto, ministrante da disciplina de Filosofia e Ética Profissional, a conversa foi de grande relevância, pois referendou aos acadêmicos elementos fundamentais no tocante da atividade profissional, uma vez que, as condutas profissionais estão entrelaçadas com a orientação ética de cada profissão.