Estudantes e professores da EEB Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, coordenadora do curso e acadêmicas de Pedagogia da UCEFF foram acolhidos em solenidade na abertura da segunda etapa do intercâmbio com a escola Irena Sendler de Ahaus, Alemanha.
Conforme o professor Vianei Hammerschmitt, o evento de acolhida contou com a entrada solene dos estudantes e pares de suas famílias acolhedoras, apresentações culturais, pronunciamentos sobre a importância desse projeto para os estudantes brasileiros e a recepção oficial da diretora da Escola, Frau Brügger, e da prefeita da cidade Frau Karola Voss. Ambos também destacaram a importância do intercâmbio para formação escolar e para a vida de cada um dos participantes.
A prefeita destacou que o intercâmbio é um momento importante na vida de cada pessoa na medida em que ele ajuda a melhorar a visão sobre as coisas. "É uma oportunidade de vivenciar o diferente, o diferente ajuda a entender melhor a gente, o próximo e a ser tolerante com as diferentes formas de vida, a diferença engrandece. O intercâmbio é uma oportunidade de vivenciar o diferente de forma real, para além da teoria, pois existe uma diferença muito grande entre ouvir falar, ler, olhar na televisão e vivenciar o dia-a-dia das diferenças. Desejo aos estudantes brasileiros uma ótima e maravilhosa estadia aqui em Ahaus e que o esforço de ambas as escolas e famílias para concretizar o intercâmbio possa continuar a valer apena, que aqui seja tão bom, quanto já foi a experiência brasileira", disse a prefeita.
Para o professor Vianei, o reencontro com os estudantes, a hospitalidade das famílias acolhedoras está sendo maravilhoso. "Além da experiência cultural e intelectual estamos sendo presenteados com o fenômeno climático que torna a região encantadora com a neve. Os estudantes aproveitaram à tarde para fazer um passeio técnico e cultural na cidade e curtir um pouco a paisagem. Além disso, tivemos a visita técnica em uma das maiores empresas de tecnologia computacional da Alemanha".
As acadêmicas de Pedagogia Francieli Schneider e Carla Wermuth estão participando do intercâmbio, junto com a coordenadora do curso Maria Preis Welter e o professor Vianei.
A primeira etapa do intercâmbio aconteceu no final de setembro e início de outubro de 2018 com a vinda de estudantes alemães para Tunápolis, com participação na Feira das Profissões e no desfile da Oktoberfest de Itapiranga.