Com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos(as) a participação nas atividades de pesquisas interdisciplinares, instigando o aperfeiçoamento de competências e habilidades necessárias a atuação do pedagogo em contextos escolares e não escolares, o curso de Pedagogia oferece na sua matriz curricular a disciplina de Seminários Temáticos de Pesquisas Interdisciplinares.
Na noite da última sexta-feira, dia 28 de março, os acadêmicos (as) vivenciaram as seguintes oficinas pedagógicas: A ciência de ser feliz,com as mediadoras Daiana Raquel Paschoali e Maria Preis Welter; Manhas e artimanhas do contar histórias, com a mediadora Elisangela Pires; Currículo: cuidando do seu perfil profissional, com a mediadora Adriane Inês Jantsch Dal Bosco e Educação do campo: uma realidade concreta, com a mediadora Adriana Maria da Silva Costa.
As oficinas apresentaram como principais objetivos: propiciar aos acadêmicos novas visões sobre o processo de desenvolvimento pessoal com enfoque na qualidade de vida; potencializar as capacidades e habilidades naturais do indivíduo, proporcionando ferramentas para o crescimento nas relações intra e interpessoal em sua vida pessoal e profissional; vivenciar e refletir sobre as práticas de narrativas orais; experimentar as diversas formas de narrar; estimular o contato com a literatura infanto juvenil; ressaltar a importância da literatura e da ludicidade na constituição do sujeito; ampliar o conhecimento acerca do lugar da educação do campo, tendo como ponto de partida o resgate histórico dos fatos e compreender como ao longo dos anos a relação com o campo foi se instituindo, dando ênfase às Políticas Públicas e a Legislação Brasileira; interpretar fenômenos econômicos e sociais presentes no campo, com foco na investigação de aspectos que caracterizam diferentes realidades educacionais, sociais, econômicas, culturais e políticas no contexto rural; compreender o processo de construção do currículo, debatendo questões pertinentes à relação profissional, à carreira e às possibilidades e dificuldades com os instrumentos virtuais.