Nesta semana os professores Adilson Fabris, Jamir Rauta, Ricardo Werlang, Sadi Reckziegel e Vianei Hammerschmitt lançaram um desafio para os acadêmicos das turmas concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação da FAI Faculdades. De acordo com o professor Adilson, o desafio é propor soluções inovadoras nos setores social, econômico, ambiental e de relações humanas, dentro do projeto de atividades integradoras entre disciplinas e cursos.
Os mais de 80 acadêmicos envolvidos nas disciplinas de Controladoria, Contabilidade Internacional, Marketing para Contabilidade, Jogos de Empresa, Plano de Negócio e Empreendedorismo, Gestão e governança de TI, Desenvolvimento Regional e Tópicos em Tecnologia da Informação foram divididos em grupos para trabalharem as temáticas propostas.
Conforme o professor, parte-se do princípio de que os acadêmicos possuam técnicas e conhecimentos desenvolvidos no decorrer dos cursos, e para tanto, possuem habilidades e capacidades necessárias para desenvolver as atividades interdisciplinares, considerando as diversas áreas do conhecimento.
As atividades integradoras, foram pensadas para criar um ambiente desafiador, no qual o acadêmico será frequentemente requisitado a demonstrar suas capacidades: de rever conceitos, analisar cenários e tomar decisões, potencializado pelo método de aprendizagem integrativo e pelo ensino inovador.
O projeto piloto envolvendo três cursos numa mesma atividade conta com o apoio da Direção de Ensino, através da professora Lenir Luft Schmitz, e dos coordenadores de curso, professores Rosiane Oswald, Odir Fank e Silviane Lawall Soares, que participaram do lançamento da atividade.
O professor Adilson lembra que este trabalho também é um desafio para o grupo de professores envolvidos já que é necessário planejar as etapas, desenvolver as atividades, checar o andamento das aulas e avaliar os acadêmicos e suas conquistas. A apresentação dos trabalhos será no dia 29 de setembro, no Auditório do Bloco C, com a presença de coordenadores de cursos e empresários que avaliarão a viabilidade real de implantação dos projetos.
Objetivos
As atividades integradoras tem por objetivo geral desenvolver métodos alternativos de aprendizagem, realizado através da integração de disciplinas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação. Já os objetivos específicos preveem:
a) Desafiar os alunos a organizarem estruturas empresarias partindo desde sua concepção, estudo de mercado, criação e formalização dos documentos constitutivos e definição dos objetivos, para cada negócio criado;
b) Formar grupos de estudos escolhidos de forma aleatória, gerenciados por líderes escolhidos por votação dos próprios acadêmicos em cada turma;
c) Desenvolver as habilidades de liderança, espírito de equipe desafiando-os a gerenciar pessoas, conflitos, projetos de negócios, etc. em um espaço acadêmico, simulando atuação de empresas reais;
d) Motivar os acadêmicos a trabalharem em equipe num cenário competitivo com prazos e metas arrojadas;
e) Motivar os acadêmicos a praticarem a cooperação, onde uns ajudam os outros e todos ganham;
h) Ampliar a integração dos três cursos potencializando a aprendizagem e o ensino inovador.