Com o objetivo de instigar o espírito empreendedor dos acadêmicos do quinto semestre do curso Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), a professora Nathalia B. Werlang desafiou-os a desenvolverem planos de negócios inovadores na disciplina de Inovação e Empreendedorismo em TI.
A atividade foi desenvolvida no decorrer do semestre, visando aliar a teoria com a prática de gestão e planejamento de uma nova empresa. O plano de negócio faz parte da ementa da disciplina e oportuniza aos acadêmicos o desenvolvimento de características empreendedoras, por meio da identificação de uma oportunidade, planejamento da empresa e por fim, análise de viabilidade do negócio.
Na era da criação de startups, os acadêmicos de GTI tiveram que pensar negócios inovadores, de base tecnológica, que tivessem baixo investimento inicial e retorno rápido. As empresas criadas pelos acadêmicos foram dos mais diferentes ramos de atuação: vendas pela internet; desenvolvimento de produtos inovadores, comercialização de smartphones, aplicativos de gerenciamentos para empresas e jogos eletrônicos.