No último sábado, dia 22 de agosto, a turma do curso de Pós-graduação em Cooperativismo de Crédito da FAI Faculdades realizou duas visitas técnicas organizadas na disciplina de Gestão da Tecnologia da Informação. De acordo com o pós-graduando, Gilvane Kern, num primeiro momento, de manhã, \"visitamos a Cooperativa Aurora, unidade de processamento de lácteos de Pinhalzinho. Nesta visita, saltou aos olhos a importância da tecnologia para o desenvolvimento atual das empresas e indústrias, principalmente\".
A Aurora possui todos os atributos que mostram a evolução do cooperativismo. De um lado, milhares de cooperados que, através do espírito de união e solidariedade se organizam, a fim de buscar melhor qualidade de vida. De outro, a necessária modernização que leva a empresa a um status que a coloca ao lado das grandes multinacionais no que se refere a qualidade, competitividade, tecnologia, inovação e evolução.
Já no período da tarde, a turma conheceu um movimento inverso. Ao conhecer a ONG Verde Vida, em Chapecó, foi possível analisar que muitos projetos se constroem a partir de experiências limítrofes da evolução humana, em meio a pobreza e toda ordem de dificuldades sociais, políticas e econômicas. Gilvane Kern destaca que mesmo neste contexto problemático, através da união de diversos agentes, é possível construir vida, levando em consideração também a nossa responsabilidade enquanto seres humanos, de contribuir para a melhoria da vida de quem necessita, a fim de plantar sementes que um dia possam germinar e gerar frutos bons. \"A experiência das duas visitas foi muito boa, pois permitiu este contato com o contraste que muitas vezes a vida em sociedade nos coloca\".
A professora da disciplina de Gestão da Tecnologia da Informação, Silviane Lawall Soares, avalia que as visitas foram ótimas. \"Agradeço a recepção e abertura das empresas Aurora de Pinhalzinho e a ONG Verde Vida de Chapecó, que possibilitaram o contato direto dos pós-graduandos com a realidade da indústria e de uma ONG\", agradece a professora.