Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAI Faculdades desenvolveram projeto de revitalização da área verde e espaço externo da Escola Esperança. Segundo o coordenador do curso, professor André Debarba, o projeto teve início em 2014, com aplicação de entrevistas com professores, alunos e funcionários. Num segundo momento realizou-se o levantamento in loco para compreender o espaço e identificar as condicionantes, potencialidades e deficiências do local.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto de extensão, Gracielle da Fonseca Rech, é comum que a área destinada ao pátio seja tratada e concebida como mero espaço de sobra do terreno, inadequado para as atividades de recreação, exploração, convívio e socialização das crianças. Desta forma, o objetivo do trabalho foi de atender as necessidades de toda a comunidade escolar e pessoas que usufruem deste lugar, por isso foi pensado no melhor aproveitamento dos espaços livres e sua qualificação. O contato da criança com a natureza estimula a curiosidade, conhecimento e aprendizagem, salienta Gracielle.
Na última semana (18/05) os acadêmicos envolvidos no projeto de extensão apresentaram as propostas e entregaram o projeto de revitalização para representantes da Escola Esperança e setor de Engenharia da Prefeitura de Itapiranga.