Acadêmicos do curso de Agronomia integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia e o professor Neuri Antônio Feldmann participaram nos dias 8 e 9 de abril de 2015 da XXXV Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, RS.
Na ocasião foram apresentados os resultados da pesquisa em aveia transcorrida no ano de 2014, onde foram testadas diferentes cultivares de aveia para pastejo e cobertura de solo em diversos pontos distribuídos nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Dentre as instituições de pesquisa envolvidas neste projeto está a FAI Faculdades, a qual faz parte da rede de pesquisa em aveia desde a safra do ano de 2013. Para o ano de 2015, a instituição aumentará sua participação, com a realização de quatro ensaios, sendo dois deles realizados em uma propriedade rural em Itapiranga e outros dois em uma propriedade rural em Belmonte, sendo que em ambas as propriedades serão testados a produção forrageira e a produção de biomassa para cobertura de solo.
Para o próximo ano a FAI Faculdades, através do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia, almeja participar da Comissão Nacional de Aveia, sendo esta comissão responsável pela avaliação do desempenho de novas cultivares antes de serem lançadas no mercado.
Para o coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia, professor Neuri Antônio Feldmann, a pesquisa em aveia é extremamente importante, sendo esta cultura uma das principais fontes de volumoso no período hibernal na atividade leiteira de nossa região. A participação da FAI Faculdades neste processo de avanço traz visibilidade nacional a instituição nesta área.
Para o coordenador do Curso de Agronomia, professor Anderson Rhoden, a experimentação agrícola realizada pelo curso de Agronomia vem ocorrendo a bastante tempo, sempre buscando pesquisas relevantes e aplicadas à realidade da região, onde se inclui este relevante trabalho com a cultura da aveia, o qual dá respaldo as atividades e engrandece o curso. Rhoden destaca que estão sendo realizados investimentos para que a Agronomia possa desenvolver pesquisas a campo sempre coordenadas por um professor do curso. Rhoden finaliza parabenizando o professor Neuri Antônio Feldmann por estar à frente do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia e pelo excelente trabalho realizado, o que vem a incentivar os alunos a participar ainda mais das atividades de laboratório e campo.