O acadêmico do curso de Engenharia Civil Denilson Kroetz está concluindo os ensaios referente a sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A área de escolha do estudo foi cálculo estrutural tendo como foco o emprego do concreto de alto desempenho (CAD) em estruturas de concreto armado. O objetivo do trabalho é demonstrar as vantagens do ponto de vista técnico e econômico da utilização de CAD em edifícios, buscando incentivar sua produção e utilização na região, sabendo que em centros maiores ele já é bastante empregado.
O professor orientador, Charles Alexandre Anderson Luciano, explica que em geral considera-se como CAD os concretos com baixas relações de água/cimento (a/c), alta resistência à compressão, baixa porosidade e boa trabalhabilidade, fator que só é possível devido à adição de aditivos superplastificantes. Devido sua alta resistência à compressão, é possível uma significativa redução nas seções transversais dos elementos estruturais, bem como, a redução da área de aço necessária para a sustentação da estrutura. Além disso, sua baixa porosidade traz vantagens do ponto de vista de durabilidade da estrutura, pois evita a ação de agentes agressivos sobre a armadura.
O acadêmico envolvido na pesquisa desenvolveu um CAD no laboratório da FAI Faculdades com materiais disponíveis comercialmente no mercado regional, onde conseguiu atingir resistências acima de 60 Megapascais (MPa) aos 28 dias, o que demonstra que a produção desse material é algo possível na região, restando apenas a disseminação da técnica e das vantagens provenientes da sua utilização nas estruturas de edifícios.